6 tendências de Marketing de Conteúdo para 2017

tempo de leitura: 4 minutos

6-tendências-de-Marketing-de-Conteúdo-para-2017

O Marketing de Conteúdo é fundamental para muitos modelos de negócios e segmentos corporativos. Isso você já sabe. Se não sabia, anote agora e comece a pensar em criar seu próprio programa de Marketing de Conteúdo. E para ajudar tanto os experientes como os iniciantes nesta importante vertente do Marketing, separei algumas tendências que veremos em 2017. Continue lendo e conheça as expectativas para o futuro próximo.

1 – Live streaming

Um dos relatórios da Martech Advisor descreve que esta é uma tendência que pode ser explorada tanto por empresas B2B quanto B2C.

O vídeo gravado e pré-editado continua muito válido, mas a expectativa é de que as transmissões ao vivo / live streaming ganhe popularidade em 2017.

Para embarcar nesta tendência, você pode utilizar plataformas oferecidas pelo: Facebook Live, YouTube Live e SnapChat.

2 – Newsletter por e-mail

O e-mail é o principal canal de distribuição de conteúdo utilizado por empresas B2B. As taxas de abertura de e-mails mostram que este é um canal válido e excelente para compartilhar conteúdo. Então, se você pretende investir em newsletter, pense em uma plataforma de e-mail dedicada a distribuição do seu conteúdo.

3 – Storytelling

Muitos estudos apontam que as pessoas recordam mais facilmente de informações contadas em forma de histórias.

O Storytelling é a forma de narrar uma história de maneira relevante, envolvendo os leitores e acrescentando valor para suas vidas.

Esta é uma tendência interessante e pode ser uma oportunidade para diferenciar seu programa de Marketing de Conteúdo.

Fale sobre sua experiência, o que você já aprendeu e pode ensinar sobre o seu nicho, como foi seu começo profissional, como você conquistou seu espaço no mercado, entre outras particularidades.

As histórias e relatos sobre o seu negócio são ótimas formas de envolver sua audiência. Portanto, crie narrativas interessantes sobre sua empresa e sobre seu negócio.

Newsletter

Receba por e-mail conteúdo direcionado, útil e relevante!

4 – Mobile First

De acordo com os dados da SEO and Digital Trends in 2017, publicada no blog da Moz, o Google está incentivando cada vez mais a adoção a dispositivos móveis. Mais do que uma simples adaptação, o motor de busca visa o Mobile First, o móvel primeiro.

Sites e aplicações web que não tenham conteúdo responsivo, ou seja, adaptado para aplicativos móveis, perdem pontos no posicionamento orgânico do Google.

Portanto, continue utilizando e-mail, vídeo, relatórios, materiais ricos para download e blog posts em sua estratégia de conteúdo, porém, vise a experiência do usuário e sua navegabilidade em dispositivos móveis.

Além de seguir a tendência impulsionada pelo Google, você atende a grande demanda dos usuários, que estão cada vez mais conectados a smartphones, tablets e outros aplicativos móveis.

5 – Conteúdo interativo

E-books, relatórios, pesquisas, estudos de caso continuarão tendo seu espaço no Marketing de Conteúdo, porém a demanda por conteúdo interativo está em crescente.

Assim, a criação de quizzes interativos e apresentações que requerem participação do usuário podem diferenciar seu programa de Marketing de Conteúdo.

6 – Marketing de Influência

Segundo o Content Marketing Institute (CMI), esta é uma tendência que conquista cada vez mais importância nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Influência é:

Uma estratégia de Marketing projetada para alavancar credibilidade e alcance através da indicação de certos indivíduos capazes de influenciar na tomada de decisão de compra para um determinado nicho. Influenciadores podem incluir: imprensa, analistas da indústria, celebridades, especialistas, blogueiros, pessoas ativas em mídias sociais, etc.

O Marketing de Influência é parte das relações públicas da empresa. Analise quem você pode chamar de “influenciador” e comece a impulsionar seu conteúdo com indicações de alta qualidade.

Dica extra:

Quanto maior a distribuição do conteúdo, melhor. A maioria dos profissionais de Marketing bem sucedidos com seu programa de Marketing de Conteúdo utiliza diversos canais e formatos para distribuir seu conteúdo.

Empresas B2B utilizam dezenas de táticas de Marketing de Conteúdo. Não é incomum usar várias técnicas de Marketing em qualquer segmento de negócio, mas essa adoção a várias táticas de Marketing de Conteúdo é justificada pela sua maior eficiência quando mais diversificadamente distribuído.

Assim, pense em reaproveitar seu conteúdo, criando materiais mais aprofundados e mais eficientes, como: guias especializados, e-books, vídeos, etc.

Conclusão:

O Marketing de Conteúdo é vital para a manutenção da imagem positiva de uma empresa e de um negócio, bem como para a melhor comunicação entre marca e cliente. Se você quer construir um relacionamento sólido e duradouro com seus consumidores, avalie o que você pode melhorar em sua estratégia de produção de conteúdo. Se você ainda não tem um programa de Marketing de Conteúdo é altamente recomendado começar a planejar a implementação dessa estratégia. Portanto, continue atento às tendências e atualize-se quanto as melhores práticas de produção de conteúdo.

Fonte: https://www.forbes.com/sites/miketempleman/2016/11/03/content-marketing-trends-what-to-expect-in-2017-and-beyond/


Gostou? Então compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho interessados em Marketing! Poste seu comentário e conte o que você achou deste artigo. Dúvidas e sugestões são sempre bem-vindas. Aproveite e curta minha página no Facebook para ficar sempre atualizado sobre novos artigos como este. 😉

Curtir Página Facebook Dani Ferreira Projetos Visuais

 

3 Respostas

  1. […] Além disso, o E-mail Marketing é uma ótima ferramenta de conversão em vendas. Segundo uma matéria da Forbes, a newsletter por e-mail é uma das tendências de conteúdo para 2017 e adiante. […]

  2. […] As taxas de abertura de e-mails estão surpreendendo os analistas, como trata esta matéria da Forbes. Isso torna a newsletter por e-mail uma das tendências de conteúdo para 2017. […]

Deixe uma resposta