7 Exemplos de Cloud Computing Para sua Agência. Confira e escolha a melhor opção para seu negócio!

postado em: Ferramentas, Negócios | 1

tempo de leitura: 4 minutos

7-Exemplos-de-Cloud-Computing-Para-sua-Agência

Gerir vários projetos envolvendo uma equipe composta de diversos membros, utilizando várias ferramentas e em servidores diferentes pode ser uma tarefa extremamente árdua. Por isso, o Cloud Computing tem sido uma solução eficiente para aprimorar a organização e compartilhamento de arquivos de agências. Continue lendo e saiba mais!

O que é Cloud Computing?

O Cloud Computing — em português, Computação em Nuvem — diz respeito à capacidade de armazenamento de dados e processamento/cálculo de servidores compartilhados e integrados através da internet. Nesta tecnologia, você pode hospedar sites, e-commerces, softwares e outros sistemas.

O nome “nuvem” faz referência à característica mutável deste elemento da natureza, podendo assumir diversas formas e tamanhos. Do mesmo modo, o Cloud Computing foi desenvolvido para facilitar a utilização de várias aplicações em qualquer lugar e em qualquer plataforma por meio da internet, como se estivessem instaladas em um computador local.

A forma mais habitual de armazenamento em nuvem é o on premise, ou seja, instalações em computadores ou outros dispositivos locais conectados a um servidor cloud.

A vantagem principal do on premise é a possibilidade de utilizar os recursos no modo off-line, ou seja, sem acesso à internet. No entanto, sem um compartilhamento em rede, todos os dados gerados ficam restritos a um único dispositivo. Desta forma, no meio corporativo, o processo é diferente.

Como funciona a computação em nuvem?

Para empresas, com o Cloud Computing, muitos aplicativos, arquivos e outros dados relacionados não necessitam de uma instalação ou armazenamento no computador do usuário ou em um servidor próximo. Neste caso, todos os dados ficam disponíveis na nuvem, ou seja, na internet.

Desta forma, os usuários podem se preocupar apenas em usar as aplicações, já que fica de responsabilidade dos servidores realizar todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, etc. Basta apenas ter uma conta com login e senha e acessar as aplicações através da internet com um navegador compatível.

Entre outras vantagens do Cloud Computing estão:

  • Geralmente, o usuário pode acessar às aplicações independentemente do sistema operacional ou dispositivo por ele usado;
  • Organização e compartilhamentos de projetos, conforme tratamos neste post anterior. Os usuários acessam as informações no mesmo lugar — a nuvem;
  • Melhor controle de gastos, já que existem muitas aplicações em Cloud Computing gratuitas ou que oferecem planos pagos referentes apenas aos recursos que o usuário utilizar;
  • Mesmo nas aplicações que necessitam de uma instalação local, o processamento e armazenamento fica na nuvem.

Entre os serviços relacionados ao Cloud Computing oferecidos por empresas de tecnologia da informação estão:

  • Servidor Cloud: tecnologia capaz de armazenar arquivos em nuvem, oferecendo a possibilidade de acesso em qualquer lugar com acesso à internet, mediante login e senha;
  • Hospedagem de sites em Cloud: armazenamento de qualquer tipo de conteúdo na web;
  • E-mail em Cloud: serviço de e-mails com várias funcionalidades em nuvem.

Características do Cloud Computing:

1 – Auto serviço sob demanda:

Capacidade de alocar novos recursos automaticamente, sem necessidade de uma interação humana.

2 – Amplo acesso por rede:

Capacidade de utilização em diversos dispositivos diferentes através da internet.

3 – Agrupamento de recursos:

Possibilidade de agrupar os recursos para atender múltiplos usuários, com recursos físicos e virtuais dinamicamente distribuídos e reatribuídos conforme a demanda do usuário.

4 – Elasticidade rápida:

Liberação de recursos elasticamente, ou seja, aumentam ou diminuem de acordo com a demanda.

5 – Serviço mensurado:

Capacidade de controlar e otimizar recursos automaticamente. A utilização das aplicações deve ser clara, permitindo: monitorar, controlar e consultar o uso dos recursos, provendo transparência para o consumidor e para o provedor dos serviços.

Aplicações:

Adobe Creative Cloud:

Serviço de nuvem oferecido pela Adobe que inclui armazenamento, acesso a ferramentas da empresa e integração com outros produtos Adobe.

Para agências, esta é uma ótima opção, já que o espaço de armazenamento em nuvem e o compartilhamento de arquivos entre as equipes facilitam a organização e gestão de projetos.

Google Apps:

Pacote de produtos oferecidos pelo Google, que inclui ferramentas de edição de texto, criação de planilhas, apresentações, ferramenta de agenda, integração com e-mail próprio, entre outras funcionalidades.

Aprex:

Conjunto de aplicativos online, o Aprex oferece soluções para profissionais e empresas, como: calendário, gerenciador de contatos, lista de tarefas, serviço de e-mail marketing, armazenamento de arquivos, apresentações, entre outras.

Evernote:

O Evernote é um aplicativo para criação e armazenamento de notas. Ótima opção para reuniões e momentos de registrar ideias iniciais de um projeto. Inclui ferramentas de compartilhamento, edição, organização e localização de dados.

OneDrive:

Aplicativo de armazenamento em nuvem, o OneDrive é um produto da Microsoft. Por isso, outros produtos da empresa possui integração com ele como, por exemplo, contas Outlook.com. A empresa disponibiliza um plano gratuito de 5G e planos pagos com mais espaço de armazenamento. É uma ótima opção para empresas que usam o pacote Office, o gerenciador de e-mails Outlook e outros produtos da Microsoft.

Dropbox:

Outra opção de armazenamento em nuvem, o Dropbox possui vários recursos de compartilhamento de arquivos entre equipes e uma interface fácil e intuitiva. O plano gratuito oferece espaço em nuvem de 2G. A empresa também oferece planos pagos com mais opções de armazenamento.

Office online:

Os produtos do pacote Office da Microsoft com o funcionamento Cloud Computing: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Sway, E-mail,  Calendário, Docs.com, e outros. Com esta aplicação, é possível criar e compartilhar documentos de qualquer lugar com conexão à internet. Só é preciso de um navegador de área de trabalho. Depois, basta escolher um aplicativo para começar. Conheça mais sobre esta aplicação.

Conclusão:

A tecnologia é um auxiliador em quase todos os tipos de negócios, senão todos. Em se tratando de agências, que geralmente desenvolvem vários projetos diferentes ao mesmo tempo, envolvendo diversos profissionais, os recursos tecnológicos tornam-se cada vez mais necessários. Por isso, pesquise, avalie as empresas prestadoras de serviços e implemente as melhores aplicações de Cloud Computing ao seu negócio.


Gostou? Então compartilhe! Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado sobre novos posts 😉

Uma resposta

  1. […] e compartilhar documentos, você pode criar uma estrutura de trabalho virtual através de ferramentas de armazenamento em nuvem, como Dropbox, OneDrive e Google Drive. Utilize ferramentas simples, como: editores de texto, […]