Chatbots: automação de atendimento ao cliente

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chatbot

A era digital vem transformando as formas de interação das pessoas. Deste modo, para conseguir se relacionar com seus clientes, as empresas têm incorporado essas transformações em suas interações com seus consumidores. Assim, surgem novos canais de comunicação, e os Chatbots são a grande tendência tecnológica de atendimento ao cliente.

O que são Chatbots

Um Chatbot é um programa computacional baseado em inteligência artificial capaz de simular uma conversação humana a partir de uma série de comandos pré-definidos.

O objetivo destes robôs de conversação é responder aos usuários de forma mais parecida possível a um ser humano. Assim, os Chatbots são programados para atuar como assistentes inteligentes, respondendo aos usuários via mensagens de texto.

A tecnologia do bot (do inglês, robot), não é algo novo. Desde a década de 1950, a inteligência artificial ganha força no meio acadêmico; posteriormente, vários modelos de robôs de conversação foram desenvolvidos ao longo dos anos, e hoje a tecnologia recebe cada vez mais aplicações na internet.

Por outro lado, os Chatbots estão cada vez mais aprimorados e tendem a responder mais semelhantemente a um ser humano, proporcionando uma boa experiência do usuário.

Chatbots e Facebook Messenger:

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2017, 97.6% das empresas utilizam o Facebook. E, quando comparada às demais, a rede social apresenta nota 7/10 em eficácia para ações de marketing. Assim, a interação dos Chatbots com o Messenger pode significar grande otimização na gestão da Rede Social e vantagens nos negócios.

Os Bots para o Messenger objetivam alcançar usuários no celular — que estão predominando devido ao crescimento da tecnologia de aplicativos móveis. Com eles, você pode programar mensagens automáticas e interagir com os usuários do aplicativo.

Para saber mais sobre essa tecnologia e começar a criar seu Chatbot no Messenger visite a página da Plataforma do Messenger.

Por que automatizar o atendimento ao cliente?

O atual mercado competitivo exige que as empresas invistam em inovação e proporcionem o melhor atendimento ao cliente — que está cada vez mais atualizado sobre seus direitos e mais exigente quanto aos produtos e serviços prestados.

Assim, a automação de atendimento permite sanar problemas de uma central de comunicação e proporciona a melhor experiência do usuário. A inteligência artificial garante maior eficiência na prestação de serviços, na medida em que um sistema de atendimento automatizado registra todos os contatos feitos por um mesmo cliente em diversas plataformas, reduz o tempo das operações e os custos da empresa.

Como criar um Chatbot para sua empresa:

Para criar um Chatbot sem se preocupar em escrever códigos e entender ferramentas, você pode buscar auxílio de uma empresa com experiência em inovação e tecnologia.

O que analisar na hora de criar seu próprio Chatbot:

  1. O propósito: como ajudará os usuários e que tipo de problemas resolverá;
  2. Tópicos e premissas: os assuntos que deverá entender para responder aos usuários de forma assertiva e eficiente, as informações dos usuários que deverão possuir e as premissas de cada uma de suas funções;
  3. Diálogos: as simulações de diálogo em cada tópico;
  4. Árvores de conversas: você pode mapear árvores de conversas a partir dos tópicos definidos, interações e frases de direcionamento;
  5. Definição de canais: os mais estratégicos para o seu negócio. Exemplos: Facebook Messenger, Telegram, MyPush, blog, aplicativo, etc.

Conclusão

Para se manter no mercado, as empresas devem nutrir uma postura visionária, buscar sempre inovação e responder aos anseios dos consumidores. Neste sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Portanto, atente-se ao que há de novo e aprimore seus negócios.

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