Como criar a autoridade do meu site?

tempo de leitura: 6 minutos

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Autoridade é um fator muito importante para o posicionamento de um site nos motores de busca. Além disso, criar e aumentar a autoridade sobre seu setor proporciona uma imagem positiva a sua empresa, já que demonstra sua especialidade no ramo, o que gera confiança nos consumidores em busca de tomar a melhor decisão de compra.

Mas como criar essa autoridade? Quais práticas devem ser adotadas para aumentar a autoridade do site? Como demonstrar sua especialidade em sua área de atuação?

Continue lendo e obtenha as respostas.

O que é autoridade do site?

Este é um fator que representa a força de um site em determinado nicho / assunto. Isso diz respeito à relevância e especialidade dos conteúdos publicados neste site.

De forma simples, se você é uma empresa prestadora de serviços de marketing digital, por exemplo, para criar autoridade do seu site, você deve começar a criar conteúdo especializado nesta área, abordando tudo o que envolve o assunto.

Para isso, você pode criar páginas explicando e descrevendo detalhadamente cada um de seus serviços. Além disso, você pode também criar um blog com a finalidade de abordar e tratar as principais dúvidas de seus clientes e potenciais clientes, visando educá-los sobre seus serviços.

Quanto mais conteúdo for capaz de criar e distribuir melhor. Mas cuidado: quantidade sem qualidade não contribui para a autoridade do seu site.

Então, para criar e aumentar a autoridade de seu site pense em criar conteúdo realmente valioso, voltado para sua audiência, ou seja, as pessoas que consomem ou são potenciais consumidores do seu negócio.

O que é Domain Authority?

Se você está pesquisando sobre como criar autoridade do seu site deve se atentar para algumas métricas. O Domain Authority é uma delas. Continue lendo e entenda o que é Domain Authority.

Domain Authority, ou autoridade de domínio, é uma pontuação de escala de até 100 pontos. Essa métrica foi desenvolvida pela Moz, uma das maiores empresas especializadas em SEO.

A autoridade de domínio é usada comparando a “força” do site ao longo do tempo, ou comparando um site ao outro. Segundo a Moz, essa métrica é calculada combinando todas as outras métricas de link, vinculando domínios de raiz, número total de links, MozRank, MozTrust , etc., em uma única pontuação.

Desta forma, o Domain Authority é uma métrica de alto nível que tenta responder a pergunta: “quão forte são os links deste site em termos de ajudar a classificar as consultas no Google?”

Para medir a autoridade de domínio do seu site você pode usar algumas ferramentas, como o Open Site Explorer, ou o MozBar – que é gratuito.

O que é Page Authority?

Esta é outra métrica que você deve observar quando está analisando a autoridade do seu site.

Enquanto o Domain Authority mede a força de classificação de domínios ou subdomínios inteiros, a Page Authority – a autoridade da página – mede a força de uma página individual.

Neste caso, trata-se da relevância de uma página dentro e fora do contexto do seu site e como ela contribui para a formação da autoridade do domínio.

Cada página de um site tem suas características específicas, possui sua própria autoridade, e também seus próprios links – que são o que os motores de busca procuram e analisam para classificar os resultados de pesquisa.

Assim, é muito importante que cada página tenha a sua relevância e autoridade, e esteja dentro do contexto do site, pois isso contribui para a autoridade do site como um todo.

Afinal, são esses fatores que geram tráfego, cliques e conversões, e é desta forma que o Google posiciona um site, analisando um domínio como um todo, sendo que cada página é responsável por essa construção.

Como a autoridade de domínio, a autoridade de página também é uma pontuação de até 100 pontos, desenvolvida pela Moz. Essa métrica também pode ser medida utilizando o Open Site Explores ou o MozBar – que é gratuito.

Como criar e aumentar a autoridade do meu site?

As melhores práticas para criar e aumentar a autoridade de um site misturam técnicas de otimização dentro e fora do site. Se você quer saber mais sobre o que é possível otimizar dentro do site da sua empresa, dá uma olhadinha no post que escrevi para a agência ATUO sobre otimização SEO On Page.

Quais as melhores práticas de SEO?

Como já mencionei anteriormente, a autoridade do site é muito importante quando pensamos em otimização para motores de busca. Por isso, siga comigo para analisarmos como isso impacta sua estratégia de SEO.

O conceito de SEO:

Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico, ou seja, não pago, de um site.

Este conjunto de técnicas é fundamental para que o site de sua empresa seja encontrado pelos usuários através dos motores de busca, como o Google. Isso porque 90% dos internautas preferem clicar nos resultados orgânicos classificados no Google.

Portanto, vale investir na criação de conteúdo competitivo para garantir seu lugar entre os 10 primeiros resultados orgânicos do Google, pois menos de 10% dos usuários avançam para a segunda página do motor de busca.

4 dicas para aumentar a autoridade do site:

Quanto ao processo de criar e aumentar a autoridade do seu site veja agora as dicas que separei para você:

1 – Crie conteúdo incrível, relevante, autêntico e valioso:

Como tratei anteriormente, o conteúdo está no cerne da autoridade de um site. Conteúdo é informação. Sem informação a internet estaria vazia. No entanto, o que de fato importa, é a produção de conteúdo valioso, ou seja, a informação útil produzida de forma original, autêntica e instrutiva.

Dessa forma, quando pensar em como criar o conteúdo certo para o seu site, comece criando um blog. O blog é o melhor canal para compartilhar informação útil e instrutiva.

Em seguida, pense no seu leitor – seus clientes e potenciais clientes. São eles que você quer atingir, então, foque nas dúvidas deste perfil. Isso gerará tráfego qualificado para o seu site, ou seja, visitantes com potencial real de se tornaram clientes.

Ao planejar e começar a criar o seu conteúdo, não esqueça de otimizá-lo. Para isso, siga as melhores práticas de SEO On Page.

Finalmente, compartilhe o conteúdo produzido nas redes sociais. Conteúdo relevante significa conteúdo distribuído. E a melhor forma de distribuir o conteúdo de seu blog é pelas redes sociais.

Este assunto será mais aprofundado nos próximos posts e materiais. Então acompanhe o blog e minhas redes sociais para ficar atualizado sobre novas publicações!

2 – Construa uma linkagem interna eficiente:

Links são muitos importantes para os motores de busca, o que os tornam fundamentais para uma estratégia eficaz de SEO. São os links que são vasculhados pelo algoritmo de busca. Portanto, um fator que contribui para a autenticidade do seu domínio é como os conteúdos e página se co-relacionam.

É como se tudo funcionasse como uma grande biblioteca. E quanto mais artigos qualificados dentro de um determinado assunto seu site possuir, melhor.

E, para o Google entender essa catalogação, você precisa linkar, ou seja, criar links entre os assuntos pertinentes a cada tópico de seu site.

Assim, seu domínio demonstra que é especialista em determinada área, tópico ou assunto, o que determina a autoridade do site.

3 – Consiga backlinks:

Backlinks são links apontados para o seu site vindos de outros sites, ou seja, são links externos direcionados para o seu domínio. Já percebeu como o link building é importante para a otimização de suas páginas online, não? Mas, continue lendo e veja que qualidade vale mais do que quantidade.

Backlinks são válidos para contribuir para a autoridade de seu site quando são apontados de sites relacionados ao seu nicho e que tenham autoridade no assunto.

Outro fator relevante é a diversidade de backlinks. Para impactar na autoridade do seu site os links precisam ser indicados por domínios diferentes.

Então, resumidamente: consiga indicações de sites de setor semelhante ao seu através de backlinks apontados para o seu site; busque por parcerias com autoridade no assunto; tente conseguir links externos do maior número de sites diferentes possível.

4 – Tenha presença nas Redes Sociais:

Mídias sociais estão presentes no cotidiano de todo profissional e empresa habituados ao marketing digital. Portanto, é preciso atentar quanto às melhores práticas em cada uma das redes sociais, a fim de otimizar o conteúdo distribuído em cada plataforma social.

Assim, ter links apontados para o seu site vindos do Google+, LinkedIn, Facebook, Twitter e outras redes sociais pertinentes a sua área de atuação é uma estratégia eficiente para contribuir para a autoridade de seu site.

Basicamente, se um conteúdo é bastante compartilhado nas redes sociais, tem um bom engajamento e um bom alcance, é porque ele é interessante. É assim que o conteúdo se torna relevante.

Conclusão:

Criar autoridade do site de sua empresa é algo que leva tempo e exige paciência. Sendo assim, crie as medidas devidas e crie conteúdo impressionante voltado para sua audiência. Porém tenha ciência de que este é um trabalho árduo e de longo prazo.

Portanto, não desanime se as métricas não indicarem de imediato uma grande autoridade. Continue produzindo materiais especializados na sua área e construa uma autoridade digna de aparecer nos primeiros resultados do Google.


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2 Respostas

  1. Ótimo artigo parabéns!

  2. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Obrigada pelo comentário, Getulio! Que bom que o artigo foi útil para você 🙂

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