Como eu me tornei especialista em Marketing de Conteúdo

tempo de leitura: 4 minutos

Como-eu-me-tornei-especialista-em-Marketing-de-Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia utilizada para alcançar os objetivos de campanhas de Inbound Marketing. A metodologia Inbound é o conjunto de ações que visam atrair potenciais clientes voluntariamente às mídias digitais da empresa. Ela é composta de 4 etapas: atrair, converter fechar e encantar. O conteúdo é o centro de todas as etapas, de modo que não existe camapnha Inbound sem o Marketing de Conteúdo.

Por que Inbound Marketing?

68% dos executivos afirmam que o Inbound Marketing é efetivo.

O comportamento do consumidor não é mais o mesmo de 10 anos atrás. Sendo assim, não faz sentido continuar investindo no Marketing de anos atrás. Esse Marketing, chamado atualmente de Marketing Tradicional, não gera mais resultados que as empresas precisam.

Assim a metodologia Inbound redefiniu as ações de Marketing, atingindo esse novo comportamento do consumidor. As 4 etapas Inbound acompanham o que é chamado de Jornada do Consumidor (Buyer Journey), direcionando os usuários de forma voluntária para mais perto da tomada de decisão.

Isso significa que a sua propaganda não será intrusiva, como anúncios interruptivos em páginas online ou anúncios na TV. Telefonemas ou SMS sem a menor conexão com a vida do consumidor.

O consumidor está farto dessas ações. Isso só o afasta da sua marca e da decisão de consumir o que você oferece. Portanto, é preciso mudar.

O consumidor quer ser instruído. As pessoas buscam na internet as respostas que precisam antes de contratar um serviço ou comprar um produto. E, atualmente, através do Inbound, é papel do Marketing de sua empresa fornecer essas respostas.

É assim que você atrai visitantes para o seu site, converte um pouco deles em Leads, cria algumas oportunidades com esses contatos, fecha a venda com uma parte das oportunidades e encanta os clientes adquiridos.

E advinha só… O conteúdo está no centro disso tudo!

É o conteúdo que o consumidor busca. Conteúdo de qualidade e relevante. Ou seja, informações úteis, capazes de responder suas dúvidas e fornecer valor a sua vida.

Por que Marketing de Conteúdo?

71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo — Content Trends 2017.

 

68,9% das empresas que não utilizam Marketing de Conteúdo pretendem adotar a estratégia — Content Trends 2017.

Uma vez que o Inbound Marketing se mostrou a metodologia campeã, capaz de gerar vendas nesta era digital, o conteúdo se tornou o centro de todas as estratégias. Sem conteúdo não há estratégia. Ele é o pilar de todas as ações de Marketing.

“O conteúdo não é rei, é o Reino” — Lee Odden, especialista em Marketing Digital.

Ora, se o conteúdo é todo o reino, é preciso ter profissionais de Marketing especialistas nele, não é mesmo?

É claro! Se não existe estratégia sem conteúdo, é preciso dedicar um programa de Marketing só para o conteúdo. Este é o Marketing de Conteúdo, responsável pela produção de conteúdo para todas as etapas do Inbound.

“Marketing de Conteúdo é um programa de Marketing com o objetivo de atrair e envolver clientes e potenciais clientes através da criação, publicação e distribuição de conteúdo valioso e relevante, proporcionando maior engajamento com a audiência, gerando uma imagem positiva para a empresa e, assim, mais negócios”.

Assim, o Marketing de Conteúdo é um dos pilares da metodoligia Inbound. É através do conteúdo que você atrai, converte, fecha vendas e encanta clientes. É com Marketing de Conteúdo que se alcança presença digital e gera resultados duradouros.

Por que eu me tornei especialista em Marketing de Conteúdo?

Eu comecei a trabalhar com Marketing Digital em 2012. Meu primeiro interesse foi Web Design. Depois, foquei no design e em seguida percebi a alta demanda do conteúdo. Simplesmente senti que não poderia ficar de fora dessa evolução!

Assim, no final de 2015 até agora, comecei a estudar a produção de conteúdo. Eu já trabalhava como escritora, então, redigir textos me pareceu natural.

Logo percebi que apenas redigir textos não era o suficiente. Eu precisava entender o porquê do texto. Entender a importância do conteúdo e como traçar uma estratégia voltada em resultados. Foi aí que descobri o Marketing de Conteúdo.

Foi amor à primeira vista! A busca pela qualificação foi inevitável. Então, descobri a certificação em Marketing de Conteúdo da Universidade Rock Content.

especialização-marketing-de-conteúdo-rock-content

No princípio foi meio confuso, admito. Não esperava encontrar tantos detalhes. Logo, entendi que Marketing de Conteúdo vai muito além de um blog e uns posts bacanas.

Daí, o desejo pelo conhecimento só cresceu. Descobri o Inbound Marketing e conquistei a certificação Inbound — pela HubSpot Academy.

E não parei mais… Minha conquista mais recente foi a certificação em Content Marketing (Marketing de Conteúdo em inglês) — também pela HubSpot Academy.

Essa é uma jornada eterna de aprendizado, e a capacitação é contínua. Por isso, estou empenhada em oferecer serviços cada vez mais eficientes, atualizados e de qualidade. Assim, estou me especializando cada vez mais.

Conclusão

E foi assim que eu me tornei especialista em Marketing de Conteúdo. Estou expandindo cada vez mais os meus serviços e vem novidade por aí. Continue ligado e não perca as atualizações.

Abraço!

Newsletter

Receba por e-mail conteúdo direcionado, útil e relevante!

Deixe uma resposta