Como fazer um planejamento de produção de conteúdo? Veja o que considerar em seu planejamento

tempo de leitura: 3 minutos

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O planejamento é uma etapa fundamental em qualquer estratégia eficiente de Marketing. Muitas vezes, esta etapa é negligenciada por iniciantes, que frequentemente pensam que criar um blog e escrever de vez em quando é fazer Marketing de Conteúdo. Evidentemente, não é bem assim. O planejamento é essencial para o sucesso da produção de conteúdo voltado para resultados. Então, se você quer saber como planejar e o que considerar em seu cronograma de produção de conteúdo, continue lendo e tire suas dúvidas.

Por que planejar?

Como introduzi, planejar é etapa essencial em um programa eficiente de Marketing. A produção de conteúdo voltada para resultados é o foco de uma estratégia específica de Marketing, chamada: Marketing de Conteúdo.

“Marketing de Conteúdo é um programa de Marketing com o objetivo de atrair e envolver clientes e potenciais clientes através da criação, publicação e distribuição de conteúdo valioso e relevante, proporcionando maior engajamento com a audiência, gerando uma imagem positiva para a empresa e, assim, mais negócios.”

 

É importante que você entenda que o conteúdo é peça fundamental nas estratégias de Marketing. Assim, como uma peça de Marketing, ele deve passar por processos e etapas comuns em programas de Marketing: diagnóstico, planejamento, execução/produção, análise/mensuração.

“Conteúdo é qualquer coisa que adicione valor para a vida do leitor.” — Avinash Kaushik, evangelista de marketing digital do Google.

É no planejamento que se identificam objetivos, canais de distribuição, ferramentas, Buyer Personas, entre outros pontos que nortearão a produção.

Isso torna o processo mais eficiente e possível de mensurar, o que permite analisar se a estratégia está funcionando, ou seja, se o que foi planejado está se cumprindo, possibilitando ajustes e melhoramentos.

Portanto, não pense que o planejamento é uma etapa descartável, mesmo que você esteja começando e administrando só um blog. Planeje seu conteúdo, crie um cronograma periódico e você verá como isso gerará resultados positivos em sua produção.

Como organizar o planejamento de conteúdo

Esta é uma observação importante quando falamos de planejamento. A organização é inerente ao ato de planejar. O planejamento já é uma forma de organizar seu programa de Marketing.

Assim, para organizar seu planejamento de produção de conteúdo, você precisará:
  1. Documentar: crie fichas para suas Buyer Personas, liste seu objetivo, métricas que servirão como indicadores de sucesso, canais de distribuição, formatos adequados e ferramentas que devem ser utilizadas em cada etapa.
  2. Armazenar: guarde tudo o que foi documentado e compartilhe com sua equipe de trabalho, freelancers, produtores de conteúdo, redatores, designers e demais profissionais envolvidos em sua produção.

Para documentar e compartilhar documentos, você pode criar uma estrutura de trabalho virtual e remoto através de ferramentas de armazenamento em nuvem, como Dropbox, OneDrive e Google Drive. Utilize ferramentas simples, como: editores de texto, planilhas, calendários, etc. Depois, distribua entre os profissionais envolvidos, indicando os responsáveis por cada tarefa.

O que inserir no planejamento de produção de conteúdo

1. Buyer Personas

Insira as definições de suas Buyer Personas.

2. Temas

Descreva os possíveis temas que serão abordados ao longo do período determinado. Para as suas pautas, você pode criar um planejamento de pauta. Veja neste post como criar o seu.

3. Jornada do Consumidor

Após definir os possíveis temas, indique em qual etapa da Jornada do Consumidor se dirigem: conhecimento, consideração, decisão. Pense em criar conteúdo para todos os estágios vivenciados pelo consumidor em seu processo de compra. Crie 80% de conteúdo para a etapa de conhecimento e 20% para a etapa de consideração e decisão. Dá uma olhadinha no post sobre Jornada do Consumidor para entender melhor o assunto.

4. Gestão de publicações

Crie uma planilha para gerir o status de suas publicações. Este documento é constituído de:

  • Tema do conteúdo;
  • Formato do conteúdo (blog post, infográfico, vídeo, e-book, etc.);
  • Responsável (profissional designado a cumprir a tarefa);
  • Data de entrega;
  • Data de publicação;
  • Palavra-chave em foco;
  • CTA (chamada de ação);
  • Observações e/ou referências;
  • Canal de distribuição;
  • Datas de distribuição e redistribuição;
5. Cronograma

Crie um calendário com todas as datas envolvidas no planejamento.

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Conclusão

Valorize a etapa de planejamento de sua estratégia de produção de conteúdo. É através dela que sua produção será norteada. O planejamento auxilia a gestão, análise e mensuração da produção, evita duplicação e ajuda a manter um cronograma frequente, organizado e eficiente. Portanto, planeje, organize-se e crie um programa de produção de conteúdo profissional, capaz de gerar os resultados que você deseja.


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