Como implementar o Inbound Marketing na área da saúde

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Como implementar o Inbound Marketing na área da saúde

Passo a passo para executar uma estratégia de sucesso na sua área médica de atuação

Atualmente, a internet serve como uma ferramenta facilitadora de pesquisas sobre diversos tópicos em questão. 

Por sua vez, as pessoas tendem a procurar especialistas através de buscas online, estas que mostram os itens de maior relevância de acordo com o profissional da saúde a qual deseja consultar. 

Diante disso, muitos profissionais têm investido cada vez mais em Inbound Marketing. Especialistas em saúde, clínicas e ambientes laboratoriais se aproximam cada vez mais de seus pacientes através dessas estratégias online. 

Com o uso do Inbound Marketing, é possível promover esse contato de forma assertiva. 

Se você ficou interessado, deve estar se perguntando como implementar o Inbound Marketing em seu consultório, clínica ou serviço de saúde, certo? Aqui vai um passo a passo para aplicar o Inbound Marketing na área da saúde: 

1 – Estabeleça objetivos

É essencial ter em mente que resultados satisfatórios só serão alcançados traçando objetivos. Analise quais são os seus. O que o seu consultório ou clínica médica precisa melhorar/alcançar? Quais são suas principais metas?

Isso pode variar de profissional para profissional. Por exemplo: Você visa melhorar a quantidade de vendas de plano de saúde odontológico em seu consultório. A partir daí, vão ser definidas estratégias e ferramentas para a obtenção do retorno esperado. 

2 – Defina o seu paciente ideal

Um dos pilares para uma boa implementação de Inbound Marketing na área da saúde é definir quem é o seu público em potencial. Deve-se ter em mente que nenhuma comunicação é eficaz se não se sabe a quem ela é dirigida. 

Por exemplo, sua especialização como médico dentista é voltada aos cuidados da saúde bucal de idosos. 

Portanto, o público a qual estamos falando gira em torno de pessoas da Melhor Idade. Como pode-se atrair esses clientes em potencial? É necessário aproximar cada vez mais a relação de médico/paciente. Você pode trabalhar descontos para um determinado plano odontológico para idosos, por exemplo. Tornando assim, seu local de trabalho atrativo para esta parcela da população. 

3 – Estrutura digital e Marketing de Conteúdo

Deve-se ter em mente que para construir um bom trabalho de Inbound Marketing é importante que você invista em uma identidade visual, um site responsivo e otimizado para suas determinadas estratégias, um blog e perfis completos nas redes sociais.

Tendo essas ferramentas em mãos, é possível conquistar a atenção do seu público ideal oferecendo a ele informação de qualidade, através do Marketing de Conteúdo. Este por sua vez, gera credibilidade, aumento de vendas e busca de clientes em potencial. 

Para uma boa estratégia, é essencial se perguntar o que o seu público gostaria de ver, e assim, tratar desses conteúdos em seus domínios. 

Busque por escutar seus pacientes e entender quais são suas maiores dúvidas em relação a tratamentos e/ou procedimentos em seu consultório ou clínica médica. 

Por exemplo: Em seu consultório odontológico muitos pacientes te perguntam sobre os benefícios de se ter um bom plano de saúde dentário. Tendo essa informação em mente, você poderá construir um conteúdo voltado para este assunto. 

Interagir com seus seguidores nas redes sociais também é de suma importância para o alavancamento de sua página. 

Isso acontece por se tratar de domínios que aproximam a relação médico/paciente e promovem a interação de ambas as partes de maneira rápida e difusa. 

Na plataforma do Instagram, por exemplo, você pode utilizar a aba dos stories para tirar dúvidas de seus seguidores. Observe se existe um grande número de pessoas com a mesma dúvida e invista em trazer um conteúdo explicativo sobre o assunto ao seu público. 

Se a maioria dos seus seguidores têm dúvidas sobre fazer um procedimento cirúrgico, ter ou não um convênio odontológico individual, cuidados com a pele no verão ou dietas nutricionais, forneça as informações necessárias para que todas as perguntas sejam esclarecidas de acordo com a sua área de atuação. 

4 – Google Ads

Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google. Nela, são exibidos anúncios nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave, ficando em destaque no início da página com uma pequena legenda “Ads” para indicar que é um link patrocinado. 

Este formato é especialmente útil para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas. 

A grande vantagem gira em torno de que o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do resultado para acessar a website. Com um bom planejamento, esses anúncios podem ter uma excelente relação entre custo e benefício para o seu consultório ou clínica médica. 

Tenha uma equipe competente

Para um bom trabalho de Inbound Marketing surge a necessidade de ter uma equipe que reúna competências de um jornalista, um designer, um programador, um publicitário e um estrategista, por exemplo. 

Considere contratar uma agência de marketing médico para realizar o seu Inbound antes mesmo da primeira tentativa de aplicá-lo em sua área de saúde atuante. 

Além de elevar o seu marketing a um nível profissional, agências que atuam exclusivamente com marketing médico, permitem que você e sua equipe se dediquem estritamente aos seus pacientes. 

Existe uma vasta gama de possibilidades, então, como selecionar a melhor para você e seu propósito? Escolha a mais adequada de acordo com as suas necessidades e que pareça mais promissora para alcançar resultados de excelência com seu Inbound Marketing da área da saúde. 

 

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Ideal Odonto

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