Como manter seu negócio financeiramente viável

postado em: Negócios | 0

tempo de leitura: 3 minutos

Como manter seu negócio financeiramente viável - Dani Ferreira Projetos Visuais - Designer Gráfico, Capista, Redator

Em tempos de crise, manter os negócios no rumo certo é um desafio presente na vida de todo empreendedor, seja em um negócio próprio, em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Visto isso, elaboramos um post objetivo tratando algumas dicas de como manter seu negócio financeiramente viável.

Dessa forma, objetivando ajudá-lo nessa fase turbulenta a qual o país está passando, preparamos algumas dicas práticas para você manter seu setor financeiro organizado e continuar produzindo. Continue lendo e aprenda mais sobre como manter seu negócio financeiramente viável.

4 dicas do que evitar no seu negócio:

1 – Sair do seu plano de negócio

O planejamento pode prever e evitar erros, afastando gasto de tempo e dinheiro. Além disso, um bom planejamento possibilita um conhecimento pleno do negócio, resultando em uma analise mais precisa de sua viabilidade. Portanto, siga sempre seu plano de negócio.

2 – Misturar contas pessoais com as contas da empresa

Separe e organize suas contas. Não use cartões de crédito para as despesas de casa e do trabalho, por exemplo. Crie uma separação clara entre sua casa e seu trabalho.

3 – Contratar pessoas desqualificadas

Mesmo em um negócio próprio, é preciso contar com uma equipe competente. Caso ao contrário, isso pode gerar prejuízos, inclusive financeiros, na medida em que o despreparo impulsiona o cliente para a concorrência.

4 – Fazer empréstimos e financiamentos sem receita suficiente

Em tempos de crise, pedir empréstimos e financiamentos pode ser algo realmente tentador. Porém, se você não tiver receita, isso pode se tornar um problema. Então, siga seu plano de negócio e procure investimentos que estão dentro de sua receita.

Achou interessante? Pois continue lendo e confira mais dicas.

3 dicas para seu setor financeiro:

1 – Mantenha a organização

Organização nos negócios permite relatar e documentar o funcionamento de sua empresa, o que permite analisar se está tudo prosseguindo corretamente. Analisando o funcionamento dos negócios, você será capaz de conhecer e corrigir erros.

2 – Pague as contas em dia

Evite gastos desnecessários, como os juros e multas gerados por atraso de contas. Se manter as contas radicalmente em dia está difícil e sua empresa está com despesas em aberto, verifique quais das contas podem ser negociadas com os credores, a fim de diminuir o valor de juros e multas.

3 – Antecipe pagamentos que oferecem desconto

Verifique se alguma de suas contas oferece desconto em pagamentos antecipados. Essa prática, além de gerar economia de recursos para sua empresa, também a mantém com crédito e boa imagem com os fornecedores.

Boas práticas para o bom funcionamento de seu negócio:

1 – Proporcione um bom atendimento aos clientes que você já conquistou

Foque seus esforços em manter os clientes que você já conquistou. Ofereça benefícios para os clientes fiéis, esteja sempre disponível e atento às suas necessidades.

2 – Diferencie-se e torne o seu negócio competitivo

Use a criatividade e seja um diferencial no ramo em que atua. Ofereça serviços e produtos de qualidade, seja referência em sua área de atuação e os clientes buscarão os diferenciais de sua empresa.

3 – Não deixe de divulgar seu negócio

Atualmente, existem formas praticamente gratuitas de divulgar um negócio. A internet é uma ótima alternativa para isso. Existem várias ferramentas gratuitas para criar sites e blogs, os quais são canais eficientes para divulgar seu negócio, quando bem aproveitados. As redes sociais também são ótimas opções para a divulgação na internet. Então, aproveite e divulgue seu negócio, mesmo durante a crise.


Gostou? Então compartilhe! Quer receber conteúdo mais aprofundado? Cadastre-se na Newsletter:

QUERO ME CADASTRAR