Conteúdo em áudio: ideias para aumentar o alcance de suas publicações

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Conteúdo-em-áudio-ideias-para-aumentar-o-alcance-de-suas-publicações O blog é um dos canais mais decisivos para o Marketing B2B. É o que diz uma pesquisa do Content Marketing Institute. O conteúdo em texto é ótimo para atrair visitantes para o blog, principalmente conteúdo rico em informação e otimizado através de técnicas de SEO.

Porém, 72% das pessoas dizem não conseguir ler tudo que gostariam. Ou seja, a maioria das pessoas não lê o texto até o fim. Por isso, é preciso criar alternativas para envolver seu público, e o áudio é uma dessas soluções. Veja abaixo as opções.

Podcast

Podcast é um tipo de conteúdo compartilhado em formato de mídia digital, geralmente áudio. Este compartilhamento pode ser feito por um player no próprio navegador ou disponibilizado para download.

Antes de gravar o conteúdo, é fundamental um planejamento de pauta e a criação do roteiro do programa. Este programa pode ser elaborado com a participação de um grupo de convidados, estilo “mesa redonda”, ou até mesmo apresentado por uma única pessoa.

Outra característica do podcast é a sua publicação em série. É como se cada áudio fosse um episódio de um programa ou de um canal de rádio. Isso proporciona um engajamento muito maior com o público, e também pode ser um conteúdo muito mais divertido!

Boas práticas para criar o seu podcast

  1. Planeje uma série interessante, direcionada para sua Buyer Persona
  2. Planeje cada episódio da série
  3. Estipule o tempo de duração
  4. Crie um roteiro (não saia gravando sem saber o que vai falar!)
  5. Crie um ambiente apropriado para a gravação: separe uma sala especial, de preferência com isolamento acústico, e utilize um bom equipamento: microfones e, se for o caso, câmeras de vídeo
  6. Edite: não esqueça de revisar a gravação antes de colocar no ar.

Audiopost

Outra alternativa interessante para compartilhar conteúdo em áudio é criar uma versão de seus blog posts nesse formato. Essa ideia é mais simples do que a do podcast, pois o planejamento e o roteiro já foram feitos para a criação do seu texto!

Assim, o visitante de seu blog pode se surpreender positivamente com a opção de poder ouvir o que está escrito no seu post, obtendo a informação na íntegra, mesmo que não tenha tempo de ler tudo.

Além disso, essa opção de conteúdo pode ser ideal para quem tem um negócio cuja Buyer Persona é um consumidor de áudio. Particularmente, eu estava procurando uma solução para entregar uma versão em áudio para um dos meus clientes, que se enquadra nesse exemplo. Essa ideia me pareceu ótima e já estou começando a elaborá-la.

Como criar uma versão em áudio de um post

Pesquisando a respeito, descobri algumas opções. A primeira delas é através de um player de áudio, que pode ser implementado em sua página online através de um plugin, caso você utilize o WordPress, ou um API — Application Programming Interface — software ou plataforma web.

Outra opção que achei muito interessante é um site que permite gravar e publicar as narrações de textos. O material em áudio pode ser inserido no corpo de seu blog post, permitindo que o usuário ouça o conteúdo na página e compartilhe o conteúdo nas redes sociais. Este site é o Vooozer.

Ainda não testei o site, mas já li (e ouvi) posts com a aplicação. Achei muito interessante e pretendo explorar essa funcionalidade em breve. É realmente muito útil, prático e com uma interface bacana.

Boas práticas para criar seus audioposts

  1. Separe um local apropriado para a gravação
  2. Seja natural, sem parecer que está lendo
  3. Narre ou contrate um narrador, pois as pessoas preferem a voz humana do que robôs
  4. Edite seu áudio, revisando se a narração ficou bacana e se não pulou nenhuma parte do texto

Conclusão

A competição pela audiência está cada vez maior, por isso é necessário diversificar e criar alternativas interessantes para os usuários. Além disso, o conteúdo em áudio aproxima você de seu público, criando maior envolvimento com clientes e potenciais clientes. Os benefícios são muitos e a aplicação é muito prática. Portanto, escolha a melhor opção e comece a alcançar os amantes de áudio!


Gostou? Então compartilhe! Você tem mais alguma ideia para distribuir conteúdo em áudio ou em outro formato? Comente e conte um pouco de sua experiência. Eu vou adorar aprender com você! 😉

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