Contratar designer para criar logotipo ou fazer sozinho?

tempo de leitura: 4 minutos

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Este post é para você que já entendeu que o logotipo é uma peça fundamental para a comunicação visual de sua empresa e/ou negócio, seja uma microempresa, uma pequena, média ou grande organização. O logotipo é o “rosto” do seu negócio, aquilo que trará identificação para sua empresa. Mas será que é preciso contratar um designer para criar um logotipo? A opinião de um profissional faz diferença? “O meu sobrinho é fera no computador, será que ele não pode criar o logotipo da minha empresa?” Continue lendo e tire suas conclusões.

O que você espera de seu logotipo?

O logotipo não é uma peça que deve ser alterada frequentemente. O logotipo de sua empresa deve ser suficiente para representá-la durante um tempo médio a longo, de pelo menos 10 anos. Já parou para pensar nisso?

Então, você precisa refletir sobre o que você espera de seu logotipo. Você deseja apenas um “desenho” para preencher algum espaço referente a sua empresa? Quer ter uma imagem que remonte genericamente a sua área de atuação?

Pense nisso e analise o que de fato você deseja do logotipo de sua empresa. Medite sobre os benefícios e retornos que essa peça deve trazer para sua organização. Se o logotipo deve transmitir um conceito, uma ideia, uma mensagem, e não ser apenas um “desenho bonito”.

Por que buscar auxílio de um designer para criar um logotipo?

Depois de analisar o que você realmente almeja com a criação de seu logotipo, chegou a hora de avaliar a opção de contratar um designer gráfico profissional para desenvolver o logotipo de sua empresa.

Os benefícios de escolher um designer para criar um logotipo

  1. Planejamento da peça: se você deseja que o seu logotipo seja mais do que um “desenho bonito”, quer que ele transmita uma mensagem e tenha um conceito por trás das formas, o designer profissional é a melhor escolha. Antes da criação do logotipo, o designer irá passar o briefing para a confecção da peça, fará pesquisas, analisará a concorrência e referências, elaborará o conceito e a melhor maneira de transmitir a mensagem desejada e depois passará para a etapa de criação da peça. Na apresentação da primeira proposta, todas essas etapas serão explicitadas e documentadas;
  2. Documentação: como mencionado no tópico anterior, o designer gráfico irá documentar todos os processos de criação do logotipo. Isso facilita a compreensão do trabalho, o que foi feito e ajuda a entender o resultado final da peça. Assim, ao final da criação, o logotipo pode receber um manual de uso e aplicação, que será um guia para sua utilização correta em qualquer outra peça de divulgação;
  3. Acesso aos arquivos de criação: o designer entende que o produto final pertence ao cliente. Afinal, você está pagando para ter um logotipo, portanto, ele deve ser totalmente seu. Assim, todos os arquivos de criação (vetorial e imagens em alta resolução) são devidamente enviados para você.
  4. Qualidade: o designer gráfico profissional executará um trabalho de qualidade, resultando em um logotipo profissional, de acordo com as tendências do mercado e personalizações de seu nicho.
  5. Experiência: o designer tem uma bagagem. Ele estudou, tem conhecimento teórico e prático para criar o logotipo de sua empresa. Portanto, confie em sua opinião e em sua experiência. Converse e esteja aberto para a opinião do profissional. Ele é o especialista no assunto. Isso agregará valor ao logotipo de sua empresa.
  6. Durabilidade: como descrito anteriormente, o logotipo não é uma peça que deve ser alterada com frequência. Escolher um designer para desenvolver esse projeto proporcionará mais durabilidade à peça, na medida em que o profissional analisará, planejará e criará o logotipo segundo sua experiência e critérios de qualidade.

E o meu sobrinho?

A comunidade de designers gosta de brincar com a figura do sobrinho (kkkkk). Mas existe certa verdade nessa brincadeira. Muitos Prospects solicitam orçamento para criação de logotipo tendo em mente as habilidades de seu “sobrinho”.

Neste sentido, o “sobrinho” é qualquer pessoa próxima ao cliente que sabe “mexer no computador”.

Talvez, este “sobrinho” faça um trabalho bonito e compreensível aos seus clientes. Talvez ele domine várias ferramentas, seja um grande artista, um ótimo desenhista e faça um trabalho bacana. Talvez até você seja um grande fan e goste mais do trabalho do “sobrinho”!

Mas a questão é: será que sua empresa será representada profissionalmente com o trabalho do “sobrinho”? Ele conseguirá criar um conceito e transmitir a mensagem que você precisa?

Analise os prós e contras de escolher um profissional ou alguém que você conhece e “sabe algumas coisas sobre Corel Draw”.

Quanto custa um logotipo profissional?

Você provavelmente não vai gostar da resposta, mas… Depende! Isso é relativo, pois depende de você. Quanto você quer pagar pelo logotipo de sua empresa? Qual o valor que você dá ao “rosto” de sua empresa?

Todo designer tem seus critérios para orçar seus serviços. Portanto, os valores variam de designer para designer, de região para região, do tipo de criação para outro tipo de criação, e por aí vai.

Assim, o melhor a fazer é pesquisar os últimos trabalhos de designers, avaliar suas qualificações e habilidades, listar as melhores opções e entrar em contato com os profissionais.

Ao entrar em contato, você receberá um briefing, que é um documento ou um formulário de coleta dos dados fundamentais para começar o desenvolvimento da peça.

Após o briefing, com as informações em mãos, o designer gráfico avaliará o projeto e fará um orçamento razoável.

Se a resposta não for do seu agrado, você pode responder o designer e fazer uma contraproposta. Afinal, perguntar não ofende! Tente chegar a um meio termo e encomendar o logotipo ideal para sua empresa.

Conclusão

O logotipo é alvo de muitas dúvidas e considerações. Isso não é necessariamente algo negativo. É o começo para você avaliar o que você deseja desta peça e qual a melhor mão de obra para o desenvolvimento do projeto. Além disso, o logotipo carrega muito da cultura, valores, visão e missão de sua empresa, então, não esqueça a animação! Anime-se e divirta-se em criar o logotipo de sua empresa. Essa é uma experiência única e muito empolgante. Ponha tudo isso na balança e faça a decisão ideal para a realidade do seu negócio.


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Uma resposta

  1. […] contratar um designer gráfico para criar ou reformular o logotipo de sua empresa, converse com o profissional sobre o envio de […]

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