Contratar empresa de Marketing de Conteúdo ou montar a minha equipe?

tempo de leitura: 6 minutos

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Produzir conteúdo de qualidade não é uma tarefa trivial. Longe disso. Para muitos, isso significa um grande desafio. No entanto, o orçamento e compromisso periódico exigidos em contratos corporativos muitas vezes acabam inviabilizando o programa de Marketing de Conteúdo de iniciantes. Assim, montar sua própria equipe, mesmo que um time pequeno, pode se tornar a melhor opção.

Segundo uma pesquisa do Content Marketing Institute (CMI), 55% das grandes empresas afirmam que um pequeno time de Marketing de conteúdo (2 ou até mesmo 1 profissional) é o suficiente para suas estratégias. Isso mostra que, independentemente do porte do negócio, a opção de criar um time próprio pode ser tão ou mais vantajosa do que contratar uma empresa especializada em Marketing de Conteúdo.

O que uma empresa de Marketing de Conteúdo fará por mim?

De forma geral, as grandes empresas oferecem soluções mais robustas, estando aptas a realizarem ações de:

  • Planejamento
  • Execução
  • Mensuração

Deste modo, a grande vantagem de escolher uma empresa / agência especializada em Marketing de Conteúdo é o conjunto de soluções oferecidas.

Essas empresas costumam ter vários profissionais aptos a proporcionar desde o planejamento estratégico a execução e mensuração dos resultados.

Além disso, as agências de Marketing contam com ferramentas e softwares que por si mesmo você não teria acesso, otimizando o processo de criação, produção e publicação de conteúdo.

Com este tipo de contratação, você pode encontrar uma solução mais completa e, muitas vezes, não precisa se preocupar com nenhuma das ações envolvidas em seu programa de Marketing de Conteúdo.

Desvantagens

  • Custo
  • Contratos longos
  • Falta de especialização em nichos mais complexos

Entenda agora cada um desses pontos:

Uma boa agência de Marketing de Conteúdo pode ser o sonho de muitos, mas pode não estar ao alcance de todos.

Se você está começando e precisa de soluções eficientes e menos custosas, a opção de formar um time pequeno pode ser a ideal.

Os resultados de uma estratégia de Marketing de Conteúdo não surgem imediatamente. Podem levar alguns meses significativos até você alcançar o estágio de maturidade desejado.

Sendo assim, se você não dispõe de um orçamento muito alto, uma grande empresa pode não atender a sua demanda, visto que, com uma estrutura ou outra, os resultados aparecerão homeopaticamente.

Outra desvantagem de contratar uma grande empresa é, pelo fato do Marketing de Conteúdo ser uma estratégia com resultados de médio a longo prazo, a maioria delas oferece contratos longos. Para quem está começando, assinar um compromisso financeiro mínimo de um ano pode não parecer muito seguro. Assim, a formação de um time flexível pode ser a solução mais viável.

Além disso, dependendo do nicho e do grau de complexidade do conteúdo produzido, muitos que apostam nas soluções robustas das grandes empresas acabam se decepcionando com o serviço prestado. Isso porque nem todas serão capazes de proporcionar o produtor de conteúdo adequado para todas as áreas existentes no mercado.

Neste caso, criar uma pequena equipe especializada nos assuntos pertinentes a sua área de atuação se torna muito mais vantajoso. Assim, você pode garantir um processo de criação profissional e direcionado a sua Buyer Persona.

As vantagens de criar sua própria equipe

  • Menos custos
  • Compromissos menos longos
  • Proximidade com os profissionais
  • Personalização de processos
  • Especialização

Sabendo criar, uma pequena equipe de Marketing de Conteúdo pode ser proporcionalmente tão eficiente quanto uma grande empresa.

Distribuindo tarefas para profissionais devidos e assumindo algumas outras, você pode começar a implementar e até mesmo desenvolver a maturidade de seu programa de Marketing. Certamente isso demandará esforço e dedicação, mas o orçamento pode ser menor e os resultados, mais precisos.

Além disso, o compromisso com os profissionais do seu time podem ser menores. Você pode solicitar uma fase teste, com uma remuneração menor ou até mesmo contar com o suporte de estagiários em busca de sua primeira experiência profissional.

Essas medidas podem garantir a qualidade e ao mesmo tempo fugir de orçamentos maiores e contratos mais burocráticos.

Outra vantagem é a proximidade com os profissionais. Sendo a sua equipe, você terá total controle sobre os projetos, poderá interagir diretamente com cada membro do time, coordenar a produção como achar mais producente e trabalhar com quem você conhece e tem domínio dos conteúdos da sua área de atuação.

Desta forma, com uma equipe reduzida e competente, você pode garantir eficiência, qualidade e produtividade.

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Cargos ou freelancers para o seu Marketing de Conteúdo

Veja agora uma lista dos possíveis cargos ou profissionais que você pode incluir em sua estrutura particular de Marketing de Conteúdo.

Gerente de Conteúdo

O Gerente de Conteúdo é quem coordena todos os demais profissionais e ações envolvidos no programa de Marketing de Conteúdo. Este profissional pode assumir desde a responsabilidade de gerir as tarefas de outros a sugerir e produzir conteúdos específicos.

O Gerente de Conteúdo deve criar materiais, soluções e ferramentas para gerar Leads, bem como projetos relevantes para o público-alvo.

Se você tem conhecimento de Marketing, sabe delegar e acompanhar tarefas de terceiros, gerar e analisar relatórios, você mesmo pode atuar como o Gerente de Conteúdo de sua estratégia.

No entanto, se este não é o seu caso, procure um profissional de Marketing com experiência em gestão.

Analista de Conteúdo

Este profissional é responsável por planejar e produzir conteúdo de acordo com os padrões de qualidade devidos. Está sob a liderança do Gerente e pode assumir a função de auxiliar o processo de produção ou até mesmo criar e produzir os conteúdos.

Assim, o Analista de Conteúdo deve planejar, criar e analisar a produção de materiais ricos, blog posts, vídeos, podcasts, entre outros formatos de conteúdo.

Este cargo exige muita criatividade, habilidade de organização e capacidade de gerenciar projetos.

Na ausência deste profissional, Gerentes podem acabar assumindo também as funções de Analistas, pois são cargos próximos e, em times pequenos, podem vir a se misturar.

Editor / Gerente de Blog

Este profissional é responsável pelos conteúdos do blog. Este é um cargo muito importante, visto que o blog é o canal mais decisivo para o Marketing de Conteúdo.

Assim, o Editor de Blog irá construir o guia de estilo do blog, colaborar para os planejamentos de pauta, coordenar as atualizações dos conteúdos, criar o Calendário Editorial e lidar com redatores, analisando e garantindo a qualidade e periodicidade das publicações.

Novamente, em um time pequeno, você mesmo pode assumir a função de Editor de Blog, desde que tenha a habilidade de planejar e organizar suas ações de acordo com os objetivos da estratégia.

Redator / Produtor de Conteúdo

O redator ou produtor de conteúdo é aquele que criará os conteúdos planejados, respeitando formatos, critérios de qualidade, guia de estilo e prazos de entrega.

Além disso, o redator deve ser capaz de buscar e utilizar fontes confiáveis e verídicas, desenvolver pautas interessantes e relevantes para o público, ajustar os textos conforme a revisão do editor e se atualizar quanto aos assuntos os quais escreve.

Gerente / Analista de Redes Sociais

As Redes Sociais são fundamentais para a distribuição de conteúdo, logo para as ações estratégicas de Marketing.

Em um time reduzido, os redatores podem contribuir também para os conteúdos criados para Redes Sociais específicas. No entanto, a presença de um Gerente / Analista se torna necessária para a eficácia do programa.

Este profissional será responsável pela administração de perfis e páginas em Redes Sociais, atuando desde o planejamento estratégico e execução a mensuração dos resultados.

Gerente / Analista de E-mail Marketing

O E-mail Marketing é o canal mais utilizado por profissionais de Marketing B2B para distribuição de conteúdo. Além disso, o envio de Newsletter por e-mail também é um dos elementos de Marketing de Conteúdo mais utilizados.

Desta forma, o E-mail Marketing é indispensável em um programa de Marketing de Conteúdo, o que exige alguém responsável pelas ações de Gestão de Envio de E-mail Marketing.

Este profissional atuará criando campanhas de E-mail Marketing, colaborando para os conteúdos de Newsletter, gerenciando o envio de e-mails em massa, higienizando e organizando listas de contato, criando estratégias de envio e analisando relatórios a fim de ajustar o que requer aprimoramento.

Analista de SEO

Analistas de SEO são responsáveis por identificar e desenvolver oportunidades para otimizar o posicionamento orgânico de conteúdos em motores de busca.

É este profissional que fará o estudo de palavras-chave mais relevantes para o seu mercado e aplicará técnicas para otimizar páginas de conteúdo para web.

Existem ferramentas que podem ser úteis tanto para profissionais quanto para quem tem pouco conhecimento sobre o assunto. Exemplo disso é o SEMrush.

Com o SEMrush você pode inserir a URL da sua página e a ferramenta indica as melhorias que podem ser feitas em seu conteúdo, indicando erros graves, médios ou leves que podem estar influenciando seu posicionamento orgânico em sites de busca.

Designer Gráfico

O Designer Gráfico tem muito valor em um time de Marketing de Conteúdo, na medida em que o visual contribui em muito para a distribuição do conteúdo.

A mensagem visual é compreendida antes da mensagem textual, ou seja, é o visual que atrairá a atenção para o texto.

Assim as imagens dos conteúdos são fundamentais para o alcance do público, e impactam nos resultados da estratégia.

Conclusão

Essas são algumas opções para empreendedores, empresas, fundadores e donos de negócios que buscam criar a estrutura ideal para sua realidade. Você pode adaptar as informações deste post ao seu modelo de negócio e às suas disposições atuais, sem desacreditar do potencial do Marketing de Conteúdo. Essa estratégia gera 3X mais oportunidades do que ações tradicionais de Marketing, e os retornos são muito mais vantajosos. Portanto, continue empenhado em prosseguir com seu programa de Marketing de Conteúdo e adote a melhor estrutura para utilizar essa estratégia.


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4 Respostas

  1. […] Criar um processo claro de trabalho entre sua equipe de Marketing de Conteúdo […]

  2. Gabriela Ferreira
    Gabriela Ferreira

    Muito legal! Amo os posts do blog 😉

  3. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Obrigada, Gabriela! É sempre bom tê-la por aqui 🙂

  4. […] Assim, após reunir todas as informações detalhadas de sua estratégia, é fundamental documentá-las. Isso proporcionará um caminho eficaz, claro e transparente para a execução do seu programa de Marketing, tanto para você quanto para sua equipe. […]

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