tempo de leitura: 4 minutos
O design de capa de livro é fundamental para um projeto editorial. Seja em um projeto tocado por um escritor independente ou gerenciado por uma editora. Assim, para chegar ao resultado desejado de capa para livro, o ideal é contar com um designer de capas profissional.
Neste post, você verá qual o papel do designer para capa de livros, como adquirir uma capa profissional e como escolher o design de capa ideal para sua obra.
O que é design de capa de livro?
O design de capa de livro é o trabalho de elaboração de todas as partes da capa de um livro, seja impresso ou digital (e-book). A capa para e-book é formada apenas pela parte frontal, enquanto o design para capa de livro impresso geralmente é composto por: capa, contracapa, lombada e orelhas.
A principal função do design de capa de livro é atrair a atenção do público-alvo da obra. Ao contrário do que muitos escritores pensam, a capa não deve saturar informações. Ou seja, não deve se encarregar de responder nada, mas sim aguçar a curiosidade do possível leitor.
Além de atrair a atenção do público, o design de capa deve comunicar com esse perfil. Em outras palavras, ser pensada para dialogar da melhor maneira com o possível leitor. Para isso, o designer de capa precisa estudar:
- Cores;
- Formas e padrões;
- Imagens;
- Tipografias;
- Posicionamento e proporção dos elementos na capa;
- E etc.
Logo, não adianta simplesmente procurar um editor de capa de livro online. É necessário contar com um profissional experiente e capaz de transmitir o visual ideal para o público da obra.
O que um designer de capa de livro faz?
O designer de capa, também chamado de capista, é responsável por montar todas as partes do livro, seja ele impresso ou e-book.
Assim, o profissional realiza um briefing junto com o cliente com o intuito de levantar as principais informações da obra e criar o design de capa de livro ideal para o público-alvo.
Depois do briefing, o capista faz pesquisas e estuda os elementos mais pertinentes para o projeto. Então, elabora até 3 versões de capa e apresenta uma proposta de design para o cliente.
O capista pode trabalhar diretamente com o autor da obra, no caso de uma autopublicação, ou com editoras.
Seja como for, é necessário que o autor confie na experiência e nos conhecimentos técnicos do designer de capas. Afinal, o escritor sabe escrever e, sem dúvida, é quem domina o universo do seu livro. Mas, no que diz respeito a design de livros, o expert é o capista.
Além disso, o designer de capa de livros adota todo um processo para a elaboração da peça. Assim, é essencial que o cliente ouça os porquês de suas escolhas criativas e considere seus critérios de criação.
Capista ou ilustrador?
O ilustrador é o profissional que faz desenhos para capa de livros. Pode ser uma ilustração infantil, juvenil ou adulta. Além disso, o trabalho de ilustração envolve diversas técnicas, como aquarela, nanquim e digital.
Na maioria dos projetos, o ilustrador trabalha em conjunto com o capista. Nem sempre o desenhista faz o design de capa de livro. Assim, geralmente é necessário contratar tanto um capista quanto um ilustrador.
Se for o caso, o trabalho do designer de capa será inserir a ilustração dentro do formato do livro, adicionando os textos, como títulos, subtítulos, nome do autor, número da edição, logotipos e etc. Tudo isso de modo a “conversar” com a ilustração da capa, pensando sempre no público-alvo.
Designer para capa de livros ou diagramador?
O diagramador é o profissional responsável por elaborar a identidade visual e o projeto gráfico do livro. Geralmente, o diagramador cuida das páginas internas do livro, também chamadas de miolo.
De forma semelhante ao ilustrador, nem sempre o diagramador oferece o serviço de design de capa de livro. Dessa forma, é também necessário contratar tanto o capista quanto o diagramador para a confecção dos respectivos designs: capa e miolo da obra.
Foto, ilustração ou formas geométricas: qual o ideal para seu livro?
Outra questão que você precisa levar em conta na hora de solicitar o orçamento para um design editorial capa de livro é o tipo de imagem que você pretende usar na capa.
No momento do briefing, indique ao designer referências visuais de livros do mesmo assunto ou “concorrentes” no mercado. Indique também se é um requisito usar uma imagem específica.
Imagens do tipo fotos podem ser adquiridas em bancos de imagens pagos, como o Shutterstock, ou baixadas em bancos de imagens gratuitos, como Pixabay e Pexels. Esse tipo de imagem é ideal para projetos que precisam passar realismo, um tom mais adulto e formal.
Ilustrações geralmente são usadas em livros para o público infantil e juvenil, de ficção, didáticos e paradidáticos. Mas, dependendo do estilo, também podem ser usadas em livros adultos e até mesmo técnicos. Desde que o objetivo seja transmitir um visual mais leve, descontraído, informal e artístico, por exemplo. Ainda podemos pensar em imagens vetoriais, que são semelhantes a ilustrações.
As formas geométricas, como linhas e curvas, podem compor o design de capa de livro junto com fotos e ilustrações. Porém, também podem atuar apenas com cores e a tipografia. Geralmente, esse estilo de design de capa é utilizado em livros de não ficção, livros técnicos, como livros de contabilidade, por exemplo.
Exemplos de designs para capa de livros
Veja alguns projetos de capa para livros de ficção e não ficção do meu portfólio:
Viu como o design de capa de livro deve variar de acordo com o público-alvo e objetivo da obra? Por isso, é essencial contar com um bom capista a fim de criar uma capa profissional e bem direcionada. Se você precisa de um designer para a capa do seu livro, entre em contato e solicite um orçamento!
SOLICITAR ORÇAMENTO PARA MEU LIVRO
Deixe uma resposta