Designer de capa de livros: o capista

tempo de leitura: 3 minutos

Designer de capa de livros impressos e e-books: o capista

Atualmente, publicar livros, além de ter se tornado algo menos complicado e menos burocrático, também tem sido uma forma de buscar destaque profissional, divulgar conhecimentos e até mesmo de ganhar dinheiro. Com isso, novos profissionais ganham mais espaço no mercado. O designer de capa de livros, o capista, sempre foi requisitado no ramo editorial e, agora, com a possibilidade da autopublicação, ele também é procurado pelos autores independentes, o que tem aumentado a demanda por tal profissional.

Por dentro do trabalho do profissional de design de capa:

O capista, ou designer de capa, é o profissional que irá criar o layout da capa de um livro. É este designer que irá criar e editar o conceito e a identidade visual da capa de um livro, ou seja, é ele que irá criar a arte a qual constituirá de fato a sua capa.

A capa de um livro pode levar o titulo do livro, o nome do autor, o nome da série, um subtítulo, o código de barras, uma frase de efeito, uma citação, uma frase de destaque, a sinopse, etc. São com esses elementos que o designer de capa irá trabalhar, criando o visual perfeito para a identificação e leitura desses elementos na capa de um livro.

Se será usada na capa uma foto, uma ilustração, um plano de fundo ou até mesmo um conjunto de cores, seja como for, será o capista a organizar todas as informações da capa de forma equilibrada, legível, comercialmente atraente e facilmente identificável pelo leitor público-alvo.

Assim, mesmo que outro profissional capture a foto ideal para a capa, ou cria a ilustração perfeita, apenas com as qualidades de um verdadeiro capista fará sua capa de fato uma capa.

Em se tratando de livros impressos, o capista trabalhará com as informações referentes à capa, contracapa, lombada e orelhas (se tiver). No caso do e-book, no entanto, é realizada apenas a confecção da arte da capa, pois será apenas essa parte que ficará visível nas plataformas de publicação.

As vantagens de escolher um profissional capista para criar o design de capa de um livro:

Capista-de-livros-impressos-e-ebooks

No primeiro contato, o trabalho de um designer de capa de livros pode parecer um tanto ou quanto simples, já que diz respeito apenas a uma peça gráfica do livro. O projeto gráfico de um livro vai além da capa. Também é composto por outros tipos de designs, como por exemplo, a diagramação.

Como já descrito antes, sempre que pensamos na capa, pensamos na foto ou imagem que será usada na peça, na ilustração ou até mesmo nas cores. Então, pode parecer que para criar a capa de um livro basta inserir essa imagem ou essas cores e pronto, e que qualquer um pode fazer isso. Porém, isso não é verdade, visto que a capa carrega muita importância não apenas em relação ao projeto gráfico do livro, mas também está diretamente relacionada à venda do produto. Simplificadamente: capas profissionais e bem elaboradas atribuem mais valor ao livro e contribuem para a venda do produto; capas ruins dificultam a vendagem do produto.

Dessa forma, fica evidente a importância de escolher um profissional para criar o design de capa de um livro, seja ele impresso ou no formato digital, o e-book. A capa, muitas vezes, é o primeiro contato do leitor com a obra, especialmente em se tratando de autores estreantes e independentes.

Assim, é fundamental, tanto do aspecto gráfico como do aspecto comercial e de marketing, que o livro tenha uma capa profissional, a qual só se torna assim quando criada por um profissional — o designer de capa de livro, o capista.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do capista? Então não deixe de compartilhar! Tem algo a dizer sobre este post? Deixe seu comentário, conte sua opinião e tire suas dúvidas. Seu feedback é muito importante. 🙂

6 Respostas

  1. […] Kindle oferece suporte para upload de imagem de capa nos […]

  2. quanto custa capa de livro 14×21 com lombada quadrada

  3. quanto custa 50 capa de livro 14×21 com lombada quadrada

  4. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Oi, Edimilson. Boa tarde! Eu trabalho como designer de capa de livros (capista), ou seja, eu faço o layout de capa completa (capa, contracapa, lombada e orelhas – para livro físico – e capa para livro digital). Assim, o número de cópias impressas é indiferente para o orçamento do meu serviço como capista. Isso seria tratado com o responsável pela impressão dos livros, provavelmente uma gráfica. Podemos conversar melhor por e-mail, meu contato é: daf.desenvolvimentoweb@gmail.com. O meu serviço de criação/design de capa abrange o preenchimento do briefing junto com o cliente por chamadas remotas via Skype, pesquisa iconográfica e/ou edição de fotos/imagens fornecidas pelo cliente, criação de até 3 propostas de layout para aprovação e fechamento dos arquivos a serem enviados para a gráfica. Estou à disposição para conversarmos melhor sobre o seu projeto. Você pode ver alguns dos meus últimos trabalhos de design de capa de livro neste link: http://projetosvisuais.daniferreira.com.br/portfolio-type/criacao-design-de-capa-de-livro/

    Qualquer dúvida é só entrar em contato.

    Abraço!

  5. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Respondi no outro comentário, Edimilson 🙂

Deixe uma resposta