Dicas para divulgar sua microempresa. Aprenda como promover sua marca gastando menos

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Para quem está começando um negócio próprio e criou uma microempresa, divulgar sua nova marca pode ser um grande desafio. Por isso, é muito importante manter o pensamento positivo e o foco nos investimentos mais vantajosos e viáveis para sua empresa. Quer promover sua microempresa gastando menos? Leia e descubra!

Marketing Digital:

Este setor tem obtido crescimento significativo e retornos consideráveis para empresas de todos os portes. Isso devido às diversas vantagens que o Marketing Digital oferece, sendo a redução de gastos uma delas.

A divulgação pelos canais do Marketing Digital pode ser até 6 vezes menos custosa do que a realizada pelos canais do Marketing Tradicional. Isso porque o acesso à internet é extremamente crescente e o número de usuários em canais digitais se torna cada vez mais expressivos.

Além disso, o Marketing Digital permite maior alcance, já que os conteúdos pela internet podem ser consumidos por usuários em todo mundo, diversidade de canais e formatos, uma comunicação multilateral com o consumidor e potencial cliente, e maior engajamento com a marca. Tudo isso por um preço bem menor do que pelo Marketing Tradicional e muito mais viável para um pequeno negócio.

Ficou interessado? Então, leia mais sobre quais são os principais canais utilizados no Marketing Digital.

Saiba qual canal priorizar:

Antes de selecionar os canais digitais para a divulgação de seu negócio é preciso conhecer sua audiência, ou seja, seus consumidores.

Reflita: qual o perfil ideal de cliente para minha microempresa?

Se você ainda não possui cliente, você pode fazer uma pesquisa de mercado para compreender o que constitui esse perfil. Observe sua linguagem, grau de instrução, área de atuação e trabalho, a mídias sociais que utilizam, seus valores culturais, aspectos psicológicos, sua motivações e interesses.

Por outro lado, se você já possui clientes, você pode pedir para entrevistá-los, visando entender todos os aspectos abordados acima.

Além disso, se não obtiver êxito com as entrevistas com clientes, faça pesquisas na internet, oferecendo aos usuários benefícios para participarem de questionários digitais com as informações necessárias para a construção de seu perfil ideal de cliente.

Com isso, você saberá para quem, como e por onde divulgará sua empresa.

Se deseja saber mais sobre esta etapa de criação de estratégia de divulgação, confira mais dicas neste post.

Estratégias de conteúdo para divulgar uma microempresa:

Agora que você já conhece os meios de divulgação mais vantajosos, viáveis e mais baratos, chegou o momento de conhecer o conteúdo ideal para divulgar sua empresa. Leia abaixo e saiba mais.

Vídeos:

Os vídeos são a grande tendência do Marketing Digital para 2017 e próximos anos. O motivo disso é que a pesquisa por vídeos está em crescimento acentuado. O vídeo é fácil e rápido de consumir. Por isso, são eficientes e, assim, preferidos pelos usuários.

As mídias sociais mais eficazes para distribuição de vídeos são: YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.

O YouTube é a principal mídia social para o vídeo. Publicar conteúdo audiovisual neste site também contribui para o um melhor posicionamento no Google — o motor de busca mais utilizado pelos internautas.

O Facebook é a rede social número um do mundo! Sendo assim, este site está sempre aprimorando suas soluções de vídeos, oferecendo recursos de transmissão ao vivo e fazer diversos anúncios neste formato.

O Twitter é uma excelente mídia para compartilhamento de conteúdo e o vídeo está ganhando cada vez mais relevância nesta rede social. Segundo pesquisa realizada pela rede social, 80% dos seus usuários assistem vídeos e esse formato pode gerar mais do que o dobro de engajamento comparado a textos e imagens.

Os vídeos também ganham destaque no Instagram, rede social que vem crescendo em número de usuário e popularidade.

Visto essa grande busca por vídeos pelos internautas, invista em produções audiovisuais com conteúdo valioso e instrutivo direcionados ao perfil ideal de cliente para sua empresa. Crie anúncios e faça vídeos institucionais. Assim, você chamará a atenção do público certo e poderá render muito mais resultados.

Fotos:

Fotos são muito mais fácil e rapidamente assimiladas pelas pessoas do que apenas textos. Por isso, equilibre bem seu conteúdo nas mídias sociais. Utilize descrições curtas e objetivas em suas imagens e vídeos. Assim, você obterá muito mais êxito em sua divulgação online.

Entre as mídias sociais usadas para compartilhamento de fotos estão: Facebook, Twitter e Instagram.

Faço aqui um destaque para o Instagram para negócios facilmente descritos pela comunicação visual, como agências de design, por exemplo.

O importante é moderar o tom corporativo com o interativo, pois para isso existem as redes sociais — para interagir de forma mais próxima com o consumidor.

Portanto, vale publicar fotos de momentos descontraídos, usar humor (com bom sendo, é claro) e incentivar comentários. Faça isso e veja como sua marca pode alcançar maior envolvimento com o cliente.

Blog:

Segundo Chris Brogan, independentemente de qualquer coisa, o blog é a peça de mídias sociais o qual se deve usar para começar. Você sabe por quê?

A resposta é simples: Inbound Marketing — o marketing de atração. E um dos pilares do marketing de atração é o marketing de conteúdo, o qual o blog é a peça principal.

É com o blog que sua empresa pode demonstrar autoridade no seu ramo de atuação, publicando artigos valiosos capazes de educar o consumidor sobre sua área de atuação.

Além disso, o blog contribui para aumentar o tráfego no site da empresa, aumentar o número de leads, gerar autenticidade da marca e melhorar o posicionamento do site em motores de busca.

E-mail Marketing:

O e-mail é uma ótima ferramenta de marketing porque as pessoas que se cadastraram na lista de contato de sua empresa autorizaram o envio de conteúdo por e-mail.

Isso é ótimo, pois você pode segmentar o material enviado pelo interesse do cliente, encantá-lo com conteúdo útil para ele, enviar ofertas e, assim, mantê-lo como cliente fiel de sua marca.

Porém, é muito importante ressaltar:

1 – não envie e-mails para pessoas que não se cadastraram para receber suas campanhas;

2 – Não envie apenas ofertas e anúncios. Crie e-mail marketing com conteúdo valioso para seus destinatários.

Conclusão:

O sonho do negócio próprio e o crescimento de sua microempresa é algo possível e financeiramente viável. Por isso, pesquise, analise, mensure e aplique as melhores estratégias para divulgar sua empresa.


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