E-book: uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet

tempo de leitura: 4 minutos

Ganhe dinheiro na internet com e-books

Quem nunca pensou em ganhar um dinheirinho extra com suas ações na internet? Nos posts anteriores já falamos sobre a produção de texto, as novas tendências do mercado, as principais etapas de produção de um livro e sobre outras ferramentas relacionadas ao assunto. A questão é: escrever um texto profissional, abordando os assuntos que você domina, não é uma tarefa impossível. Pense em seus trabalhos escolares, de sua graduação, monografia, teses, etc. Você pode produzir textos interessantes os quais outras pessoas leriam. Então, por que não transformá-los em e-books e ganhar dinheiro com ele?

E-book — o custo-benefício:

Uma das grandes vantagens do e-book é o baixo custo de publicá-lo e distribuí-lo, visto que a impressão é a parte mais custosa na produção editorial de um livro. As etapas de produção de um e-book são basicamente: revisão, diagramação, produção de capa e publicação nas plataformas virtuais, como: Kindle Direct Publishing, Kobo Writing Life, etc. Desta forma, após publicá-lo virtualmente, você pode vender infinitas unidades usando o mesmo arquivo final da produção editorial, o que é uma excelente vantagem.

Além disso, a distribuição do e-book também é facilitada pela divulgação na internet, tendo alcance mundial através das plataformas virtuais de livros digitais. Assim, o seu livro aparece nas buscas dos sites de pesquisa e nos sites de vendas de livros digitais, atingindo leitores e consumidores que você não atingiria de forma física e tradicional.

E-book — como criar:

Para criar um e-book de qualidade, você precisa pensar no seguinte:

Produzir um texto interessante, abordar um assunto útil o qual você domine. Pense assim: se você estudou ou aprendeu sobre um determinado nicho de conhecimento, outras pessoas também buscam aprender e entender esse mesmo assunto. Para se destacar no mercado, o seu e-book deve ser a resposta para essas pessoas, os leitores que buscam alcançar o mesmo domínio que você tem nesse determinado assunto.

Após produzir o conteúdo perfeito, você deve submeter o seu texto a um revisor profissional. Por mais que você domine a escrita e tenha aptidão na língua portuguesa, seu texto precisa de um outro olhar, o qual será capaz de reparar erros gramaticais, de digitação e outros, os quais você, como escritor, certamente deixará passar, mesmo dominando as normas e técnicas de escrita.

Outro fator importantíssimo para a produção de um e-book é a diagramação. A diagramação para e-book tende a ser muito simples, para facilitar ao máximo a leitura digital. Porém, é muito importante não confundir simplicidade com falta de qualidade. É fundamental que o texto seja diagramado a partir de planejamento e instruções gráficas devidas, observando as diretrizes de cada plataforma.

Capista de livros impressos e e-books
Solicite agora: daf.desenvolvimentoweb@gmail.com

Além disso, outro fator essencial para o sucesso de um e-book é a capa. A capa é o “rosto” do seu e-book e é muito importante nas vendas do produto. É a partir da capa que o cliente se interessa ou não em adquirir o seu e-book. Afinal, capa é tudo. Então, é de suma importância você pensar em um designer de capa profissional para produzir a capa ideal para seu e-book. Lembrando que, no caso do e-book, a capa é composta apenas pela parte da frente e não possui contracapa, lombada ou orelhas.

Depois do projeto gráfico de seu e-book, você deve pensar em qual(ais) plataforma(s) usar para publicar e distribuir seu produto. Atualmente, há uma variedade de opções e você deve ter em mente as principais vantagens e desvantagens de cada uma, que seriam: a remuneração / direitos autorais para o autor, o formato do arquivo que cada uma disponibiliza para a importação (EPUB, PDF, DOCX, etc), a acessibilidade do seu leitor público-alvo à plataforma, se aparece em sites de busca, entre outros fatores.

E-book — qual preço cobrar:

Muitos têm dúvida sobre quanto cobrar pelo seu e-book. Muitas pessoas pensam no tempo que dedicaram ao produzir o texto, o quanto estudaram, no seu nível de especialização, etc. Mas é preciso ser realista. O e-book nasceu para ser uma forma mais barata e acessível aos leitores. Então, por mais perfeito que seja o seu livro, você precisa pensar nas realidades do mercado. Assim, o preço adequado para um e-book varia entre R$1,99 à R$9,99. Pense que você terá menos custos de produção e poderá lucrar com o mesmo arquivo infinitas vezes, além de ter um conteúdo profissional disponível e acessível em escala mundial. Isso é uma grande forma de valorizar seu perfil profissional e seu portfólio.

Assim, o importante é você produzir um conteúdo útil e interessante, ter um projeto gráfico profissional — o que certamente irá destacá-lo entre seus concorrentes — e acompanhar suas vendas pela(s) plataforma(s) escolhida(s). Lembrando que as redes sociais são excelentes ferramentas para ajudá-lo a divulgar seu e-book. Então, não perca mais tempo e transforme seu texto em um e-book!


Precisa de um projeto gráfico profissional para seu e-book? Entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto: daf.desenvolvimentoweb@gmail.com. Criamos capas para e-books e livros impressos, design para redes sociais, produção de releases, resenhas e sinopses, design para cartão de visita e marcadores de página, banners web para divulgação, entre outros tipos de design. É só entrar em contato e falar um pouco mais sobre seu projeto.

Se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar!