Entenda definitivamente o que é Flat Design

tempo de leitura: 2 minutos

Entenda definitivamente o que é flat design - Dani Ferreira - Projetos Visuais - Designer Gráfico, Capista, Redator

Você já parou para perceber como várias empresas reformularam seus logotipos nos últimos anos? Muitas delas aderiram à tendência do Flat Design. Esse conceito, traduzido como “design plano” busca, a partir de um design minimalista, clean e simples, alcançar maior clareza em interfaces.

O flat design começou a ganhar força com o lançamento do Windows 8. Desde que a Microsoft se mostrou a precursora dessa tendência, diversas outras empresas demonstraram interesse em reformular seus logotipos, como, por exemplo, a própria Rede Globo de televisão. A empresa, ligada às tendências internacionais, deixou o design de seu logotipo mais nítido e claro, a partir de tonalidades mais fortes e bordas clean.

 

Logotipo antigo Rede Globo
Logotipo antigo Rede Globo

 

Logotipo Rede Globo - Flat Design
Logotipo Rede Globo – Flat Design

Empresas internacionais, como a TNT, também aderiram ao flat design. As bordas do logotipo agora são bem claras e, mesmo simples, a marca continua moderna. O mesmo ocorreu com o logotipo do programa The Voice, em sua 10ª edição.

 

 

Logotipo antigo The Voice
Logotipo antigo The Voice

 

 

Logotipo The Voice - Flat Design
Logotipo The Voice – Flat Design

Características do flat design:

As cores:

A paleta de cores é uma das características marcantes na definição de flat design. As cores são sempre fortes, com saturação e brilho perto dos 70%. Para conhecer melhor as tendências de cores e como utilizá-las no design plano, acesse o site: http://flatuicolors.com/

Embora exista controvérsia quanto à utilização de gradientes no preenchimento de cores, tanto os ícones do iOs quanto do Windows 8 o utilizam no flat design, provando que é possível conciliar a proposta inicial com o gradiente no preenchimento de cores.

As formas:

Além das cores, as formas do flat design são outros aspectos que tornam essa tendência diferenciada das demais. O aspecto minimalista é bem característico, e consiste na ideia de transmitir o mínimo de informações possíveis em um logotipo, a fim de tornar a mensagem mais clara, simples e objetiva.

Ademais, as imagens dotadas de profundidade são retiradas, bem como sombras e bordas chanfradas. Os gradientes são raramente utilizados e as formas geométricas básicas ganham mais destaque, como no caso da reformulação do logotipo do Instagram.

A tipografia:

Já a tipografia própria é imprescindível para desenvolver corretamente o conceito de flat design. Em termos gerais, as fontes são finas e maiores em relação aos outros estilos de design. É necessário que o tom da fonte corresponda ao esquema do resto do layout. Fontes ousadas podem ser usadas, contanto que sejam aplicadas de forma simples e eficiente. Um bom exemplo de fonte flat é a Futura.

Por fim, é aconselhável utilizar frases curtas e dar preferência a fontes que não possuam marcas de decoração.

O flat design parece ter chegado para ficar por bastante tempo. Conhecer suas principais características é essencial para aplicar essa tendência em seu logotipo, site ou qualquer outra marca. Continue se aprofundando no conceito de flat design e aplique essa tendência em seu logotipo. Pesquise sobre mais empresas que reformularam suas marcas segundo essa tendência e veja como o flat design está sendo bastante usado por todo tipo de empresa!


Gostou? Então compartilhe! Quer receber conteúdo mais aprofundado? Cadastre-se em nossa Newsletter:

QUERO ME CADASTRAR

 

Uma resposta

  1. […] pode criar algo incrível, elegante e inteligente, porém simples e clean. Exemplos disso são os logotipos da: Coca-cola, Adidas, Microsoft, Apple e de tantas […]