Identidade Visual para médicos e clínicas

tempo de leitura: 2 minutos

Identidade Visual para médicos e clínicas médicas - Dani Ferreira - Projetos Visuais - Criação de logotipo e identidade visual - Designer Gráfico, Capista, Redator

Após concluir o longo e dedicado curso de Medicina, depois da sonhada especialização, todo médico parte para o próximo desafio: criar seu próprio consultório. Isso envolve muitos detalhes, inclusive a imagem desse novo local de trabalho. E, para suprir essa demanda, falaremos sobre a identidade visual para médicos e clínicas.

Talvez, o projeto visual não seja a primeira coisa que se passa na mente de um médico ao começar a criar o seu próprio consultório. No entanto, ao longo da jornada de criação de seu local de trabalho, os médicos acabam reconhecendo a necessidade de investir em uma identidade visual que melhor represente seu escritório, perfil profissional e área de atuação.

Os itens da comunicação visual:

Ao reconhecerem essa necessidade de serem representados visualmente, os médicos geralmente buscam por uma identidade visual composta basicamente por:

  • Logotipo;
  • Papel timbrado para receituário;
  • Envelopes;
  • Cartão de visita e assinatura de e-mail.

Esse pacote básico de comunicação visual geralmente já satisfaz os objetivos iniciais de quem está começando em seu próprio consultório médico.

Há, porém, outros itens que podem ser interessantes e também são solicitados em um projeto de criação de identidade visual mais completo:

  • Site;
  • Folders;
  • Pasta A4;
  • Páginas e perfis profissionais para redes sociais, bem como a confecção de todo visual para as mídias sociais.

Por outro lado, as clínicas geralmente se atentam mais rapidamente para a necessidade de criar uma comunicação visual eficiente e de fácil identificação aos seus futuros pacientes. Além disso, na maioria das vezes, elas visão um pacote de identidade visual mais completo, composto por:

  • Logotipo;
  • Cartão de visita;
  • Papel timbrado e receituários;
  • Envelopes;
  • Pasta A4;
  • Assinatura de e-mail;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Criação de páginas e perfis em redes sociais
  • Campanhas de lançamento da marca para mídias digitais e impressas;
  • Folders;
  • Cartazes;
  • Uniformes;
  • Entre outros itens.

Assim, seja para o consultório de um único médico ou para uma clínica constituída de várias especializações médicas e um amplo corpo de doutores, a identidade visual é algo de grande valor e utilidade. Será através da identidade visual que os pacientes identificarão rapidamente as informações de contato, especialidade, endereço, CRM, e outros atributos referentes ao médico ou à clínica. Todos esses dados serão associados à área de atuação e ao médico ou clínica em especial, atribuindo mais personalidade ao seu perfil profissional ou a sua institucional, o que garante a melhor comunicação com os pacientes.


Gostou do post? Então compartilhe! Precisa de soluções para a criação da identidade visual para seu consultório médico ou clínica? Entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto: daf.desenvolvimentoweb@gmail.com.