Manual da Marca: Função e Definição

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Por que sua marca precisa de um manual de uso e aplicação.

Quando se fala em identidade visual, logotipo, “logomarca” (esta última não existe, e é usada de forma incorreta), é imprescindível pensar no documento que irá definir as regras de uso e aplicação dessa peça. Esse documento extremamente útil e importante para a comunicação visual de uma empresa se chama: manual da marca.

É com o manual da marca que o designer irá explicitar o processo de criação da marca e da identidade visual em questão, o conceito criado e todas as especificações que constituem a comunicação visual da empresa. Seriam essas, basicamente:

  • cores
  • tipografia
  • formas e elementos
  • malha de construção
  • versões alternativas
  • versão negativa
  • vesão em tons de cinza
  • área de proteção
  • tom de voz
  • tipo de linguagem
  • estilo de imagens e fotografias usadas para campanhas
  • exemplos de aplicações em impressos e mídias digitais
  • entre outras especificações necessárias

Além disso, o manual da marca determina um conjunto de regras de como se pode ou não pode usar a marca e a identidade visual criada. Dessa forma, toda vez que sua empresa precisar desenvolver peças gráficas diferentes com profissionais distintos, terá um documento pronto para orientá‑los quanto ao uso correto de sua marca, evitando que ela seja denegrida de qualquer forma.

Com isso, é possível compreender a importância de um manual da marca para uma empresa, já que é por meio desse documento que é possível estabelecer o aspecto visual e comunicativo de sua marca. Através dele, a empresa expressa aos seus clientes suas principais qualidades e diferenciais, atribuindo mais valor à sua marca.

Veja agora um exemplo prático de um manual de uso e aplicação da marca: Dani Ferreira Projetos Visuais.

Manual da Marca Dani Ferreira – Projetos Visuais


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