Marketing Digital: 4 estratégias para começar

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Marketing Digital são ações de Marketing aplicadas na internet com a finalidade de divulgar uma marca, um produto ou serviço, visando expandir o mercado e, assim, gerar mais vendas. Com o acesso crescente à internet nas últimas décadas, utilizar essas ações se tornou obrigatoriedade para empresas que desejam crescer e se manter no mercado. Em 2016, no Brasil, o número de internautas ativos chegou em quase 66% da população, mais de 139 milhões de potenciais clientes. No mundo, são mais de 3,5 bilhões de pessoas conectadas à internet. Ou seja, são dados que não podem ser negligenciados.

Mas, como atender esse volume de clientes e potenciais clientes? Como se destacar no mercado? Siga com o texto e conheça as estratégias principais para começar um programa efetivo de Marketing Digital.

1 – Marketing de Conteúdo

70% das empresas brasileiras utilizam o Marketing de Conteúdo em suas estratégias de Marketing Digital. Em países pioneiros neste nicho, este dado se torna ainda mais expressivo: 88% das grandes empresas utilizam o Marketing de Conteúdo em suas estratégias de Marketing e o consideram indispensável.

“Marketing de Conteúdo é um programa de Marketing com o objetivo de atrair e envolver clientes e potenciais clientes através da criação, publicação e distribuição de conteúdo valioso e relevante, proporcionando maior engajamento com a audiência, gerando uma imagem positiva para a empresa e, assim, mais negócios.”

O conteúdo está no cerne de todas as estratégias de Marketing, pois é o conteúdo de qualidade, ou seja, a informação útil e valiosa, que atrai e envolve clientes e potenciais clientes, e é isso que o consumidor busca.

Portanto, criar um programa de produção de conteúdo de qualidade deve ser prioridade em suas estratégias de Marketing Digital. É através do Marketing de Conteúdo que se cria uma imagem positiva na internet, cria um engajamento com a audiência, influência e autoridade no mercado e, por fim, se gera mais negócios, ou seja, mais vendas para a empresa.

E a melhor forma de começar a produzir conteúdo de qualidade é criando um blog. O blog não funciona apenas como um “diário online”. O blog se tornou uma poderosa ferramenta de negócios. É com o blog que você irá desenvolver as facetas de seu negócio, tratar as dúvidas de sua audiência, educar o mercado e criar sua autoridade no assunto, o que contribui para gerar mais vendas.

Segundo uma pesquisa do Content Marketing Institute (CMI) 52% das empresas afirmam que o blog é o elemento mais decisivo para o sucesso de seu programa de Marketing de Conteúdo.

Portanto, priorize a produção de conteúdo de qualidade, adicione a funcionalidade blog ao seu site e incremente suas ações de Marketing Digital com outras técnicas, que você verá agora.

2 – SEO

Search Engine OptimizationSEO — é o conjunto de técnicas para otimizar o conteúdo para mecanismos de busca de forma orgânica, ou seja, não paga.

Assim, o SEO é uma das estratégias mais fundamentais em Marketing Digital, pois são através dessas técnicas que os internautas encontrarão seu conteúdo nas pesquisas na internet, em sites como o Google.

Então, para começar a aplicar as técnicas de SEO, faça um estudo de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Palavras-chave são termos chave que os consumidores utilizarão para pesquisar em sites de busca sobre o seu negócio.

Desta forma, tire um tempo para pensar nestes termos chaves que descrevem e caracterizam seu negócio e sua empresa. Depois, utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave para conhecer as palavras-chave mais buscadas pelo seu público.

Veja alguns exemplos de ferramentas de pesquisa de palavras-chave:

  • Planejador de Palavra-chave Google: dá ideias de palavras-chave e previsão de tráfego. O Google também ajuda você a criar sua lista de palavras-chave. Confira as dicas aqui;
  • Keyword Tool: o site fornece gratuitamente sugestões das palavras-chave mais buscadas no Google, Youtube, Bing, Amazon e App Store;
  • Google Trends: mostra as tendências, os dados e as visualizações mais recentes do Google.

Depois de coletar e planejar as principais palavras-chave do seu conteúdo, é preciso saber como otimizá-lo. Existem várias técnicas internas e externas, ou seja, utilizadas dentro do site e fora dele. Dá uma olhadinha no post que eu escrevi para o blog da Agência Atuo sobre SEO On Page — técnicas de otimização dentro do site.

Aplicando essas técnicas internas, você já consegue ótimos resultados, um volume de tráfego significativo e qualificado.

Para analisar ainda melhor a otimização de seu site/blog e criar uma estratégia de SEO mais robusta, você pode escolher ferramentas mais completas como a SEMrush.

Com a SEMrush, você pode fazer análises completas e obter relatórios sobre seu posicionamento orgânico, receber insights sobre a concorrência, analisar os links apontados para o seu domínio, entre outros recursos.

3 – E-mail Marketing

O E-mail Marketing não morreu. Esta ainda é uma das melhores formas de distribuir conteúdo para sua audiência e gerar mais vendas. As taxas de abertura de e-mails têm surpreendido os analistas.

Além disso, o E-mail Marketing é uma ótima ferramenta de conversão em vendas. Segundo uma matéria da Forbes, a newsletter por e-mail é uma das tendências de conteúdo para 2017 e adiante.

Então, para começar a utilizar o E-mail Marketing em suas estratégias de Marketing Digital, o primeiro passo é contratar uma plataforma profissional. Muitos pensam que basta usar sua conta de e-mail para começar a disparar e-mails em massa. Mas isso é um erro.

Existem regras de envio de e-mails para que você não seja qualificado como spam. Por isso, o ideal é escolher uma ferramenta adequada de E-mail Marketing, pois com ela é possível realizar todas as ações de Gestão de Envio de E-mail Marketing.

Algumas ferramentas disponíveis no mercado são:

  • MailChimp: possui uma conta gratuita, com um limite de 2.000 assinantes e 12.000 envios por mês. Há também outras opções de planos. Confira no site da empresa.
  • E-mail Marketing Locaweb: A Locaweb é uma das maiores empresas de TI da América Latina. A empresa disponibiliza vários serviços e produtos, como hospedagem de sites, registro de domínios, servidor SMTP e outros. A plataforma da empresa tem todos os recursos essenciais para as ações de E-mail Marketing e dispões de vários planos.
  • Mailee.me: Outra opção de ferramenta de E-mail Marketing. Também disponibiliza vários planos.

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4 – Marketing nas Redes Sociais

É impossível falar de Marketing Digital e não falar de Redes Sociais. Muito pensam que elas apagaram a eficiência do e-mail, mas, como apontado no tópico anterior, isso não é verdade.

As Redes Sociais trabalham em parceria com o e-mail. As duas mídias são fundamentais para um plano efetivo de Marketing Digital.

Portanto, é preciso conhecer um pouco de cada uma e analisar em qual Rede Social vale apena investir.

Facebook

O Facebook é a maior Rede Social do mundo, com 1.590 milhões de contas ativas. Nela, são postadas 136 mil fotos e/ou vídeos por segundo. São muitos clientes em potencial.

Além disso, o Facebook possui uma das plataformas de anúncios online mais populares do mundo. São milhares de empresas, grandes e pequenas, que utilizam o Facebook Ads para alcançar sua audiência pela Rede Social. Dessas, 67% afirmam ter conseguido mais clientes utilizando a Rede Social e 70% das que anunciam têm um ROI de 3X ou maior.

Assim, o Facebook é utilizado por empresas de qualquer segmento, e certamente é a Rede Social número #1 para se investir, independentemente do seu negócio.

No entanto, é preciso verificar o que funciona melhor nesta Rede Social. Imagens apresentam um engajamento 2x maior do que os demais tipos de conteúdo. O vídeo é outra grande tendência atual, e também gera mais engajamento. Um estudo do Facebook mostra que os usuários da Rede Social estão postando mais vídeos e o alcance orgânico desse tipo de conteúdo é muito maior.

Portanto, crie uma página no Facebook para sua empresa/negócio, poste fotos e vídeos direcionados para sua audiência e mantenha uma frequência de publicação (2x por dia é um bom começo). Assim você já terá um bom desempenho com essa Rede Social.

Twitter

O Twitter é muito utilizado junto com o blog. É uma Rede Social voltada para distribuição de conteúdo curto e objetivo, como chamadas para blog posts, vídeos e páginas de site.

Em 2016, a Rede Social teve um crescimento global de 4%, alcançando 319milhões de usuários ativos por mês. O Brasil obteve o 3º maior crescimento em número de usuários no Twitter. São números que não podem ser negligenciados.

Da mesma forma que o Facebook, fotos e vídeos funcionam melhor no Twitter, sendo que o que está engajando mais, segundo o próprio Twitter, é o vídeo. 80% dos seus usuários consomem vídeos e esse formato pode gerar mais do que o dobro de engajamento comparado a textos e imagens.

Desta forma, o Twitter é ótimo para empresas que utilizam blogs e produzem conteúdos informativos, o que engloba vários tipos de segmentos.

Então, faça uma conta no Twitter para sua empresa, poste imagens, textos, chamadas e vídeos interessantes, com uma frequência um pouco maior do que a do Facebook (durante a manhã, tarde e noite). Este já é um bom começo.

Instagram

Em 2016, o Instagram anunciou que alcançou a marca de 500 milhões de contas ativas por mês. Dessas, 35 milhões são brasileiras, ou seja, 7% do total mundial.

O Instagram é uma Rede Social voltada para compartilhamento de fotos e imagens. Porém, o vídeo também tem conquistado espaço na plataforma. (Já reparou que a produção de vídeo está tomando o meio digital, não reparou? Essa é uma grande tendência do Marketing Digital. Veja o que eu escrevi sobre a tendência de vídeos neste blog post da Agência Atuo).

Diferentemente das outras Redes Sociais, o Intagram é voltado quase que exclusivamente para smartphones. Você pode criar sua conta pelo PC ou Notebook, mas deve usar o aplicativo em um smartphone para postar fotos.

Essa Rede Social é mais utilizada por empresas e negócios que requerem divulgação visual. Exemplos: arquitetura, design, gráficas, agências de publicidade, moda, etc.

Youtube

 

O Youtube é um site de compartilhamento de vídeos. Como este formato é uma grande tendência do Marketing Digital, a plataforma se torna fundamental para qualquer tipo de negócio e empresa.

Segundo o próprio Youtube, o site tem mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da internet e, a cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube e geram bilhões de visualizações.

Se você já tem uma conta Google, ela pode ser utilizada no Youtube, pois o site é da mesma empresa.

Então, comece a produzir vídeos incríveis e publique-os no Youtube. Esta Rede Social pode impulsionar suas ações de Marketing Digital.

Dica Extra: A Metodologia Inbound

50% das empresas brasileiras estão utilizando o Inbound Marketing para impulsionar suas estratégias de Marketing Digital. Essa metodologia, diferentemente das ações tradicionais de Marketing, é constituída de ações não invasivas, ou seja, é o cliente que vai ao encontro da empresa, e não ao contrário.

A Metodologia Inbound atende ao novo comportamento do consumidor, que antes de concretizar uma compra e adquirir um serviço, pesquisa na internet sobre o que tem interesse em consumir.

Segundo uma pesquisa da HubSpot, empresas brasileiras que adotam à metodologia Inbound obtêm um ROI 60% maior do que aquelas que utilizam ações tradicionais de Marketing.

Isso porque as pessoas estão mais exigentes e por isso querem conhecer a empresa, o produto e o serviço que precisam, antes de fechar um negócio. Assim, anúncios pagos e campanhas não solicitadas, que são caracterizadas como ações tradicionais de Marketing, não são mais bem recebidas pelos consumidores, e acabam não gerando o retorno do investimento.

O consumidor não quer saber as qualidades do produto ou serviço sem um contexto, apenas como um recurso de venda. Eles desejam saber como este produto ou serviço irá resolver seus problemas e quais benefícios poderão trazer para suas vidas.

O Inbound Marketing é a metodologia que corresponde a essa demanda, que atrai, converte, fecha e encanta clientes dos mais diversos segmentos. Conheça mais sobre o Inbound Marketing neste post.

Conclusão

O Marketing Digital é iminente na era informacional em que vivemos. As estratégias desenvolvidas neste post são práticas e viáveis tanto para quem está começando quanto para quem deseja aprimorar suas ações de Marketing Online. Portanto, atente-se a cada uma delas, fundamente-as sob a metodologia Inbound e, assim, você desenvolverá ações capazes de gerar resultados.


Ufa! Você concluiu um post extenso. Parabéns! Se você achou as informações interessantes e relevantes, deixe um comentário e me conte como elas foram úteis para você. Sua opinião é muito importante! 😉

3 Respostas

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