O que considerar na hora de criar o logotipo de sua empresa

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O logotipo é um elemento de identificação e é através dele que seu público-alvo reconhece e identifica sua empresa em meio a tantas outras no mercado. Desta forma, para que sua organização seja identificada da forma certa, é preciso criar o logotipo certo, ou seja, que represente os aspectos principais de sua empresa. Para chegar a esse resultado final, veja agora o que você deve ter em mente na hora de criar o logotipo de sua empresa.

1 – Menos é mais

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Tenha em mente algo simples, de fácil e rápida identificação. Já lidei com alguns clientes que pediram uma miscelânea de símbolos para a criação de um único logotipo. O resultado sempre foi catastrófico e muitas vezes houve desistência do projeto.

É muito importante que você entenda que um logotipo profissional deve ser facilmente reconhecido, o que não significa que deve ser uma ideia “pobre”.

Você pode criar algo incrível, elegante e inteligente, porém simples e clean. Exemplos disso são os logotipos da: Coca-cola, Adidas, Microsoft, Apple e de tantas outras.

O que há de comum nos exemplos de logotipos acima? Eles são simples, objetivos, elegantes, inteligentes e de fácil identificação. Tudo isso contribui para que seu público identifique e reconheça sua empresa no meio do mercado altamente competitivo.

Como criar um logotipo simples

  1. Faça um brainstorm: escreva em um papel todas as ideias que vierem em sua mente (mesmo as mais loucas kkk);
  2. Aproveita até 3 ideias de seu brainstorm: separe os melhores pontos de seu brainstorm e comece a pensar em símbolos que melhor represente seu logotipo.
  3. Separe o melhor símbolo para a criação do seu logotipo.

Para ajudar a simplificar ideias complexas e transformá-las em um logotipo clean, elegante, moderno e inteligente, você pode se basear em estudos de Psicologia e de Semiótica.

Assim, você poderá transmitir mais eficientemente a mensagem de sua empresa, criando um logotipo bonito, moderno e, o mais importante, facilmente identificável.

2 – Formas

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O logotipo é mais do que um desenho, uma foto, uma imagem bonita. Ele deve conter um sentido, um conceito. Por isso, tudo o que o envolve deve ter um porquê, um motivo de existência.

Assim, na hora de criar o logotipo de sua empresa, você deve pensar nas formas geométricas e seus significados. Veja abaixo os mais usuais:

  • Círculo: infinito, segurança, proteção, perfeição, movimento, modernidade cuidado, apoio, amor, amizade, comunidade;
  • Quadrado: estabilidade, honestidade, ordem, confiabilidade, solidez, equilíbrio, uniformidade, igualdade, resistência, eficiência, racionalidade, profissionalismo, potência;
  • Triângulo: espiritualidade, força, energia, atividade, ascensão, dinamismo, sucesso;
  • Curvas: movimento, ritmo;
  • Linhas verticais: coragem, força, ousadia;
  • Linhas horizontais: movimento, fluxo, dinamismo.

Exemplos de aplicações

O círculo é muito utilizado por emissoras de televisão, como: SBT, Record e Globo.

O quadrado é usado em logotipos de empresas que desejem passar uma mensagem de segurança, estabilidade e honestidade. É muito aplicado em logotipos de bancos, como: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC.

O triângulo é utilizado em logotipos que expressem atividade e dinamismo, como por exemplo: Adidas e Mitsubish.

O Banco HSBC, exemplificado anteriormente, além do quadrado como base, também possui triângulos com várias direções, podendo reunir significados como: estabilidade, dinamismo, ascensão, sucesso, equilíbrio, força e segurança.

As curvas são aplicadas em logotipos leves, femininos, modernos e com ideia de movimento. Exemplos: Coca-cola, Nike e Pepsi.

Linhas verticais são utilizadas em logotipos de empresas de tecnologia, transmitindo inovação, ousadia. Exemplo: Cisco.

Linhas horizontais também dão ideia de movimento, dinamismo e fluxo. É o caso do logotipo da IBM.

Viu como entender o significado das formas geométricas pode ajudar a construir uma marca forte para sua empresa?

Continue lendo e confira mais dicas para criar o logotipo ideal para sua companhia.

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3 – Cores:

Assim como as formas, as cores também têm seus respectivos significados e podem despertar diferentes emoções nas pessoas. Veja abaixo a ideia mais adequada para o seu logotipo:

  • Amarelo: otimismo, clareza calor;
  • Laranja: amigável, confiança, alegria;
  • Vermelho: juventude, animação, energia, coragem;
  • Roxo: criatividade, sabedoria, imaginação;
  • Azul: segurança, força;
  • Verde: saúde, crescimento;
  • Tons de cinza: equilíbrio, calma, neutralidade.

Exemplos de aplicações

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O amarelo é muito utilizado em logotipos ligados ao ramo de alimentação, como: McDonald’s e Subway. Mas, a cor não está restrita a este setor, podendo ser utilizada em outros segmentos, como de televisão, combustível, automobilismo, etc.

O laranja é comum em logotipos dinâmicos e alegres, como: Nickelodeon, Blogger, Mozila.

O vermelho também é muito associado à comida e bebida, como no caso do McDonald’s e da Coca-cola. Mas, como no caso do amarelo, a cor não está restrita a este setor.

O roxo é muito utilizado em logotipos que transmitam ideia de criatividade e imaginação, como o Yahoo e o meu. Essa cor também é muito aplicada em logotipos femininos, como marcas pessoais e assinaturas de profissionais do gênero feminino.

O azul é utilizado em logotipos que transmitem segurança, força e equilíbrio. É usado por vários segmentos. Exemplos: Dell, Vimeo, HP, American Express, entre tantos outros.

O verde está muito ligado à natureza e saúde. Empresas de planos de saúde, hospitais, e de sustentabilidade costumam utilizar essa cor em seus logotipos. Exemplo: Animal Planet, Unimed e Pão de Açúcar.

Tons de cinza, preto e branco, são muito usados em logotipos neutros, sérios e que demonstrem equilíbrio. Exemplos: The New York Times e Apple. Entretanto, vale ressaltar, que o manual de uso e aplicação de um logotipo deve explicitar as normas para versões negativas e em tons de cinza da peça, ou seja, todo logotipo deve ter a sua versão em tons de cinza.

4 – Tipografia

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Faça um breve estudo sobre os tipos de fontes mais adequados para a criação do logotipo. Para isso, colete referência, ou seja, observe logotipos de empresas de seu segmento os quais você considera um exemplo de inspiração.

Pense se o ideal é uma tipografia sem serifa, com serifa ou arredondada. Fontes serifadas são mais sérias e ligadas a tradicionalismo. Fontes sem serifa são modernas.

Novamente, pense de forma mais simples possível. O recomendável é utilizar apenas uma fonte na criação do seu logotipo. Se você quiser, use mais uma fonte diferente em outros elementos de sua identidade visual, como sua assinatura, por exemplo. Mas mantenha a moderação, o equilíbrio e o estilo limpo. Veja aqui um exemplo de logotipo em que eu utilizei uma fonte diferente para a assinatura.

Medite, pesquise, analise e observe. Isso é fundamental para coletar ideias e começar um projeto de criação de logotipo.

Conclusão:

Criar o logotipo ideal para seu negócio é uma tarefa importante e não deve ser menosprezada. Este é o “rosto” de sua empresa, pelo qual seus clientes reconhecerão você como você: uma organização única e diferenciada. Por isso, não importa se você é uma pequena, média, ou grande empresa. Toda empresa precisa de um rosto, ou seja, de um logotipo. Portanto, empenhe-se em criar o símbolo ideal para sua empresa e passe a mensagem correta para seus clientes, desde a primeira impressão.


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2 Respostas

  1. Rafael Fernando de Souza Lopes

    Dani os seus post tem me ajudado muito na minha nova caminhada, obrigado mesmo

  2. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Olá, Rafael! Fico muito feliz em saber que meus conteúdos te ajudaram de alguma forma. Obrigada pelo comentário. Abraço!

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