O que é Inbound Marketing? O conceito e as 4 etapas da metodologia

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O-que-é-Inbound-Marketing

Inbound Marketing, em português Marketing de Atração, é uma metodologia fundada em estratégias com o objetivo de atrair os consumidores voluntariamente para canais online. O foco da metodologia é o relacionamento com os consumidores e, diferentemente das ações tradicionais de Marketing, não abrange campanhas invasivas e interruptivas. No Inbound, é o cliente que vai ao encontro da empresa, e não ao contrário. Veja a seguir como isso funciona.

Por que Inbound Marketing?

A metodologia Inbound começou a ganhar força no mercado devido à queda de produtividade de anúncios pagos e propagandas invasivas, como: anúncios em TV, rádio, anúncios pagos na internet, etc.

Isso ocorreu devido à mudança de comportamento do consumidor a partir do grande aumento de acesso à internet. Ou seja, a internet mudou o processo de compra. Antes de fechar uma compra e/ou um negócio, as pessoas passaram a pesquisar em sites como o Google.

Assim, o consumidor se tornou muito mais exigente, buscando conhecer o produto e/ou serviço que tem interesse em consumir antes de tomar a decisão de compra.

Desta forma, o Inbound Marketing foi capaz de suprir eficientemente a lacuna deixado pelo Outbound Marketing — o Marketing Tradicional.

O Inbound é o Marketing que as pessoas adoram. Por isso ele é tão eficiente, pois não se trata do seu produto, de como sua empresa é a melhor no mercado, de seus diferenciais, sua experiência, enfim, não se trata de “empurrar” uma venda. Se trata de levar informação valiosa para a vida das pessoas. Afinal, segundo a HubSpot, o consumidor não quer ser mais um número de venda. Ele quer ser instruído.

É através do Inbound Marketing que as grandes, médias, pequenas e microempresas estão não apenas sobrevivendo à crise econômica, mas estão conseguindo gerar lucros e novos negócios.

Segundo uma pesquisa da HubSpot, empresas brasileiras que adotam à metodologia Inbound tiveram um ROI 60% maior do que aquelas que utilizam Outbound Marketing.

Ainda neste relatório, dados mostram que para as empresas que tiveram como sua principal fonte de Leads práticas Inbound, como: SEO e conteúdo, 38% atingiram um ROI maior do que o do ano anterior. Enquanto isso, aquelas que mantiveram seu foco em mídias pagas, somente 24% conseguiram um ROI maior do que no ano anterior.

Assim, mediante tamanho sucesso e retornos significativos, empresas de todo o mundo passaram a utilizar a metodologia Inbound como prioridade em suas estratégias. No Brasil, segundo este relatório, 58% das empresas brasileiras adotam ao Inbound Marketing.

Já se convenceu da eficiência do Inbound Marketing? Então continue lendo e conheça as 4 etapas do Marketing de Atração.

As 4 etapas do Inbound Marketing

A metodologia Inbound é constituída de 4 etapas: atrair, converter, fechar e encantar. Para o funcionamento dessas 4 etapas, é preciso presença digital: site, blog e outras mídias sociais.

“Tudo parte de uma ideia simples: os consumidores pesquisam na internet, através de sites de busca, como o Google, por soluções para seus problemas.”.

1 – Atrair

Na etapa de atração, o visitante é atraído através de sites, blogs, SEO — otimização para mecanismos de busca — redes sociais, etc.

2 – Converter

Na etapa de converter, o visitante é incentivado a se transformar em Lead através de formulários, call-to-actions (chamadas de ação), landing pages, etc.

3 – Fechar

Na etapa de fechar, o Lead é nutrido e é incentivado, na hora certa e com as ferramentas adequadas (CRM, e-mail e workflows), a se tornar um cliente.

4 – Encantar

Na etapa de encantar, o cliente é cativado de forma a se tornar um promotor da empresa, um evangelista da marca, indicando-a para amigos, familiares e conhecidos.

Veja abaixo como fica o quadro com todas as etapas da metodologia Inbound, os respectivos estágios do consumidor e recursos de cada etapa

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Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: qual a diferença?

Embora esses dois conceitos caminhem juntos, é importante compreender que eles são termos distintos.

“Marketing de Conteúdo é um programa de Marketing com o objetivo de atrair e envolver clientes e potenciais clientes através da criação, publicação e distribuição de conteúdo valioso e relevante, proporcionando maior engajamento com a audiência, gerando uma imagem positiva para a empresa e, assim, mais negócios.”

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias da metodologia Inbound. O conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing e tudo na metodologia é voltado para este elemento, portanto não existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo. Assim, os dois caminham juntos em um plano eficaz de Marketing Digital.

Então, chega de confundir! Inbound Marketing é a metodologia constituída de estratégias capazes de atrair o consumidor voluntariamente para o seu site. Marketing de Conteúdo é uma dessas estratégias, e um dos pilares mais importantes para o funcionamento de todas as suas etapas.

Conclusão

Estamos na era da informação e, sem presença digital, seus negócios estão fadados ao insucesso. No entanto, é preciso avaliar o tipo de presença que sua empresa tem na internet. Para garantir uma boa imagem corporativa e um relacionamento positivo e duradouro com os consumidores, é preciso trazê-los e cativá-los através de conteúdo incrível. Isso só é possível com a metodologia Inbound e seus pilares, sendo um deles o Marketing de Conteúdo. Portanto, se você ainda não fez sua transição para o Inbound, não perca mais tempo e leve suas ações de Marketing para um nível muito mais eficiente.


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