O que é Marketing de Conteúdo?

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O que é marketing de conteúdo? Produção de conteúdo, produção de texto e roteiro para vídeo.

 

Você já deve ter ouvido ou lido essas duas palavrinhas em algum lugar. Mas, você sabe o que é marketing de conteúdo? Se você ainda não conhece muito bem esse conceito, não se preocupe, pois é exatamente disso que trataremos neste post.

Conceito e definição:

O marketing de conteúdo é a forma de marketing ligada à produção e compartilhamento de conteúdos com o objetivo de atrair clientes. Essa produção de conteúdo pode acontecer de várias formas: por vídeos, imagens, posts, e-books, artigos, guias, tutoriais, entre outras.

O conceito básico do marketing de conteúdo é fidelizar clientes, usando conteúdos interessantes e relevantes para a audiência da marca. Ao produzir conteúdos sobre um determinado nicho ou assunto, a empresa demonstra domínio em sua área de atuação, conquista a confiança de seus clientes e os estimula a indicar seus produtos e serviços, o que contribui para a firmação da marca.

E, embora o marketing de conteúdo seja uma forma de marketing e está principalmente relacionado ao marketing digital, ele não se baseia em uma estratégia de vendas. O marketing de conteúdo é utilizado principalmente na comunicação de uma marca, a fim de estreitar o relacionamento com seus clientes e potenciais consumidores.

Como produzir conteúdos interessantes e de qualidade:

Quando falamos em produção de conteúdo, não basta apenas focar no volume de produção em si, mas na qualidade do conteúdo produzido. Afinal, será pela qualidade que seus clientes serão atraídos. Assim, com o conteúdo adequado, você descreve e promove seus principais diferenciais e se destaca no mercado.

Dessa forma, visando a produção de conteúdo interessante e de qualidade, você deve pesquisar e analisar sua audiência, ou seja, sua pernona –  que descreve perfeitamente seu perfil ideal de cliente – aqueles que de fato possuem potencial de se tornarem consumidores.

Para isso, é preciso compreender o gosto e o interesse dos clientes, a forma pela qual eles se expressam, os principais canais os quais permeiam, utilizam, se encontram, compartilham e comentam, e a linguagem adequada a qual será perfeita para a comunicação com essa determinada persona.

Os principais canais para produção de conteúdo:

Como tratamos antes, para produzir conteúdo de qualidade é preciso conhecer sua audiência. Com isso, você já tem a informação de como e onde publicar o conteúdo adequado para seus clientes, leitores e seguidores. Esse é um fator fundamental para o compartilhamento de conteúdo comunicativo entre uma marca e seus clientes e potenciais clientes.

Dentre os principais canais para produção de conteúdo atualmente, destacam-se:

  • Blogs e sites: através de produção de textos e criação de posts vinculados a outras mídias, como vídeos e imagens, sua empresa pode demonstrar total domínio e competência em sua área de atuação;
  • YouTube: com a produção de vídeos institucionais, promocionais, dinâmicos e bem elaborados, sua marca se destaca no mercado;
  • Redes Sociais: interação direta com os clientes através de produção de conteúdos de diferentes formatos, como: vídeos, textos, fotos e imagens, links direcionados e outros;
  • E-mail: envio de newsletters, informativos e e-mail marketing também são usados para distribuir e compartilhar conteúdos, o que poder gerar mais retorno, ações e visitas em seu blog e site.

Além dos canais de divulgação, vale ressaltar a importância das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) na produção de conteúdo para web. É com a utilização adequada desse conjunto de técnicas que o seu conteúdo adquire bom posicionamento nos sites de busca e são encontrados pelos clientes e potenciais consumidores.

As vantagens de investir em produção de conteúdo:

Além de transmitir uma mensagem de domínio em sua área de trabalho, a produção de conteúdo relacionada a seu nicho de atuação também contribui para o posicionamento nos resultados orgânicos de sites de busca, como o Google. Isso quer dizer que, ao produzir conteúdo de qualidade, sua empresa aumenta as chances de “subir” na lista de resultados de buscas relacionadas ao seu negócio. Assim, com conteúdo interessante e com as técnicas corretas de SEO, sua marca, produtos e serviços são encontrados em sites de pesquisa, fator essencial para o sucesso de seu negócio.

Outra vantagem do marketing de conteúdo é a interação direta com o cliente e a comunicação de “duas vias”. Isso significa que além de enviar uma mensagem, sua empresa também terá a oportunidade de receber uma resposta da audiência, o que pode contribuir para a gestão de suas ações de marketing e na criação de campanhas.

Com isso, sua empresa firma sua marca, fideliza seus clientes e atrai novos seguidores. Isso tudo pode gerar mais negócios, ganhos e retornos, o que mantém sua marca no topo da concorrência.


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