Plataformas de publicação de e-books

postado em: Livro e Editorial | 0

tempo de leitura: 3 minutos

Plataformas de publicação de e-books. Dani Ferreira Projetos Visuais: criação de capas, design de capa para e-books, produção de texto, divulgação para web

 

Embora a leitura seja algo popular nos dias de hoje, esse hábito era algo de difícil acesso e restrito à pequena parcela da sociedade até o século XV. Tudo mudou quando Johann Gutenberg inventou a imprensa. Quando os livros puderam ser prensados, a leitura se tornou, aos poucos, algo mais popular e acessível. Hoje em dia, assim como a imprensa escrita, a publicação de e-books tornou a leitura ainda mais acessível àqueles que, por vários motivos, não têm acesso a todos os livros físicos desejados. E, pensando nisso, elaboramos um posts especial para descrever as principais plataformas de publicação de e-books.

As vantagens da autopublicação e publicação de e-books:

As vantagens do e-book ao profissional variam desde o menor custo de produção até um consequente aumento da demanda em potencial em detrimento do valor inferior de venda.  O alcance de visibilidade do e-book também é maior, já que o livro digital pode ser adquirido em regiões do mundo onde o livro físico não alcança. E, pelo fato dos e-books apresentarem diversas chaves de proteção, eles impedem de forma mais eficiente a cópia e distribuição ilegal do livro, algo que garante proteção superior aos direitos autorais.

Já a autopublicação confere outras vantagens ao profissional, como a maior flexibilidade de negociação, controle dos preços, maior porcentagem nos lucros e muitas outras. Se você quer se autopublicar, mas está na dúvida sobre qual plataforma usar, separamos as principais características das plataformas de publicação de e-books mais utilizadas no Brasil atualmente. Entenda seus principais aspectos e decida qual delas lhe dá maiores vantagens!

As principais plataformas no Brasil:

1 – Kindle Direct Publishing

Além de ser a plataforma de publicação de e-books mais popular do mundo, a Kindle Direct Publishing permite publicação sem burocracia. Por ser da Amazon, oferece alcance global, acesso a Central de Autores da Amazon — que permite criar uma página do autor como grande ferramenta promocional — e suporte aos autores por meio do KDP. A plataforma é fácil de usar e a possibilidade do leitor acessar o livro pelo “Dê uma olhada” causa maior interesse e popularidade entre os leitores.

2 – Kobo Writing Life

Muito popular entre autores independentes, essa plataforma permite a criação e distribuição dos livros em todas as livrarias Kobo no mundo. Os arquivos criados são convertidos em ePUB e podem ser lidos em smartphones e tablets — exceto em Kindle. Ainda, a plataforma oferece fácil carregamento da capa e do e-book e, mesmo que o alcance não seja tão grande quanto o Kindle Direct Publishing, ele também é vasto, abrangendo a Livraria Cultura no Brasil. Da mesma forma, as taxas e relatórios de vendas são transparentes e os preços bem competitivos. Confira mais detalhes.

3 – Wattpad

A Wattpad possibilita a publicação do livro, interação com leitores e conhecimento de outras obras. Por isso, é a maior comunidade de leitores e escritores de todo o mundo, tendo sido responsável por revelar a escritora Anna Todd, autora de “After”, com mais de 1 bilhão de acessos.

4 – Publique-se!

A Saraiva inaugurou há alguns anos a plataforma publique-se! O autor formata e lança o e-book de forma simples e a estrutura de vendas online da livraria auxilia na comercialização do livro. Depois de importar o arquivo de texto do Word ou OfficeWriter, a própria plataforma o converte a ePUB. Quem define o preço é o autor e a comissão da empresa é de 65% do valor. Para colocá-lo online, é necessário imprimir o termo de adesão, assiná-lo, reconhecer firma e, por fim, enviar à empresa pelo Correio.

Essas foram as principais plataformas de publicação de e-book que separamos para você conhecer. Depois de conhecer as vantagens da autopublicação e a facilidade de publicar um e-book, escolha uma das plataformas e incremente seu perfil profissional através do e-book.


Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos! Deixe seu comentário e conte o que você achou deste post. Seu feedback é muito importante. 😉

Deixe uma resposta