Produção de texto: o trabalho do redator

postado em: Produção de Texto | 0

tempo de leitura: 3 minutos

Produção de texto: o trabalho do redator - Dani Ferreira - Projetos Visuais - Designer Gráfico, Redator, Capista

O profissional de escrita sempre foi requisitado. Afinal, ter conteúdos bem escritos é fundamental para qualquer negócio. Assim, o redator pode atuar em vários tipos de projetos: blogs, sites, jornais, revistas, anúncios, releases e outros textos. Assim, falaremos neste post, sobre a produção de texto e o trabalho do redator.

Produção de texto para web:

Para produzir textos para web, é preciso mais que boas práticas e técnicas de escrita. O redator web deve possuir conhecimento de técnicas de SEO e, assim, saber planejar pautas baseado em estudo de palavras-chave, formatar o texto corretamente, dividindo-o em intertítulos adequados, distribuir as palavras-chave ao longo do texto naturalmente, entre outras técnicas mais.

Além disso, o redator deve ser capaz de pensar estrategicamente, de acordo com os objetivos e metas traçadas no planejamento de conteúdo para web. Deve também cumprir todas as etapas planejadas na pauta e ser capaz de revisar o texto produzido de acordo com a relevância de conteúdo, além de corrigir erros ortográficos e gramaticais.

Portanto, o trabalho do redator web, vai além da escrita e permeia por conhecimentos gerais de web, principalmente otimização para mecanismos de busca.

Produção de textos publicitários:

O redator publicitário é aquele que planeja, desenvolve e cria textos para peças publicitárias, como anúncios, releses, campanhas, etc. Deve ser um profissional criativo, capaz de resumir uma ideia em frases curtas, pois os textos publicitários são mais objetivos e devem convencer o consumidor logo na primeira impressão.

Assim, produzir textos para peças publicitárias é uma tarefa muito ligada à criatividade. Portanto, além de uma escrita clara e concisa, é preciso inovar e ter a capacidade de “brincar” com as palavras.

Para isso, o redator deve buscar recursos literários, como as figuras de linguagem, pode usar o humor (de forma moderada e com bom senso), usar apelos sociais, socioeducativos, etc.

Produção de textos jornalísticos:

Esta pode ser a forma mais comumente associada a um redatorproduzir artigos jornalísticos. Neste caso, deve-se prezar pelo uso de linguagem formal, bem como a credibilidade e veracidade da informação transmitida.

Desta forma, produzir textos jornalísticos se torna uma tarefa extremamente técnica, deve conter o mínimo de opiniões pessoas (a não ser quando solicitadas), e exige uma escrita mais perfeita.

O redator jornalístico pode atuar também como redator para web, já que existem portais de notícias em formato de blogs e sites. Neste caso, deve-se atentar também para as boas práticas de produção de texto para web.

Produção de texto para a produção editorial:

Outra forma de atuação do redator é produzindo textos para produções editoriais, como: resenhas para livros, sinopses, texto para orelhas, capa, contracapa, etc. Assim pode atuar também em edições de revistas, boletins informativos, etc.

A criatividade também é requisito nesta forma de atuação, porém, deve-se estar atento ao tipo de linguagem e a adequação para cada tipo de leitor público-alvo. Assim, este redator também precisa se basear na estratégia e nos objetivos do texto a ser produzido.

Soluções Dani Ferreira – Projetos Visuais:

Além de soluções em design gráfico, também criamos textos para blogs, sites, e-commerces, resenhas, resumos, contracapas, orelhas, sinopses, artigos jornalísticos, anúncios, press releases, campanhas, entre outros.


Gostou? Então compartilhe! Precisa de alguma das soluções Dani Ferreira – Projetos Visuais? Entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto.

QUERO ENTRAR EM CONTATO