Startups brasileiras mais bem-sucedidas. Conheça e se inspire

postado em: Negócios | 2

tempo de leitura: 3 minutos

startups-brasileiras-mais-bem

Nem toda empresa é uma startup. Startups são grupos de pessoas à procura de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Segundo Yuri Gitahy, um especialista em startup, quando o negócio se torna escalável, deixa de ser uma startup e se transforma em uma empresa altamente lucrativa.

No Brasil, muitas startups estão conquistando sucesso mesmo em meio a crise econômica. Algumas delas, segundo uma matéria da Isto É Dinheiro, são altamente promissoras e podem chegar a valer mais de R$ 1 bilhão. São elas: 99, Nubank, Movile, PSafe, Netshoes e Hub Prepaid.

Em dezembro, o Exame.com publicou um artigo sobre as 13 startups brasileiras que mais fizeram a diferença em 2016. São elas:

  1. Contabilizei
  2. Cuco
  3. Me Passa Aí
  4. Exact Sales
  5. GuiaBolso
  6. In Loco Media
  7. Love Mondays
  8. Méliuz
  9. Movile
  10. Nubank
  11. Resultados Digitais
  12. Sympla
  13. VivaReal

O que essas startups têm em comum?

Todas as startups citadas podem inspirar e transmitir ensinamentos àqueles que desejam inaugurar seu modelo de negócio e montar a sua própria startup. Alguns pontos que valem destacar são:

1 – Criatividade

As startups que conquistam sucesso têm em comum a habilidade de compreender uma determinada necessidade, desenvolver e criar soluções úteis e práticas para a sociedade.

Sem criatividade, é impossível criar uma startup de sucesso, sendo que essa competência não depende de dom ou talento. Ela pode ser adquirida através de procedimentos sistemáticos capazes de estimular a habilidade de criar algo novo para resolver um problema.

2 – Inovação tecnológica

Outro elemento comum entre as startups de sucesso é a inovação tecnológica. Aqueles que alcançam esse tipo de inovação obtêm mais chances de sucesso, na medida em que a aquisição de tecnologia garante procedimentos mais eficazes e, consequentemente, mais vantajosos financeiramente.

3 – Investimento

Conseguir investidores é um fator determinante para o sucesso de uma startup. Os especialistas afirmam que o interesse de grandes corporações foi uma tendência fundamental para o crescimento de startups em 2016.

Seja por meio de acelerações, investimentos ou pela compra de projetos, os investidores, públicos ou privados, são essenciais para o sucesso de uma startup.

4 – Conexões

Criar conexões é uma ótima solução para lançar, divulgar e aumentar o alcance de qualquer negócio. Parcerias, redes de relacionamentos profissionais e participação em eventos estão presentes na história de startups bem-sucedidas.

São através dessas práticas que as startups se fazem conhecidas, populares e, assim, conseguem gerar mais negócios e conquistar seu espaço no mercado.

5 – Perseverança

O cenário de uma startup é instável e de extrema incerteza. Por isso, a perseverança é outro fator ligado ao sucesso de uma startup. No começo, os negócios podem não trazer os retornos desejados, não alcançar os objetivos e metas e podem não caminhar no rumo certo.

No entanto, é preciso analisar e ajustar as estratégias para então colher os frutos do sucesso.

Para isso, é essencial manter a calma, confiar no potencial do seu negócio e perseverar no desenvolvimento de sua startup.

Conclusão

Se você tem uma ideia, pense criativamente, inove, busque desenvolver tecnologias capazes de acelerar e otimizar os processos e crie um projeto que atraia o interesse de investidores. Em meio a tudo isso, mantenha bom ânimo, acredite no potencial de seu negócio, trabalhe muito e empenhe-se em conquistar o seu espaço no mercado. Futuramente, pode ser você a estar na lista de startups mais bem-sucedidas do Brasil.


Gostou? Então compartilhe! Deixe seu comentário e conte um pouco de sua história. 😉

Newsletter

Receba por e-mail conteúdo direcionado, útil e relevante!

 

2 Respostas

  1. Gabriela Ferreira
    Gabriela Ferreira

    Bacana! Gostei de conhecer os pontos em comum das startups!!

  2. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Que bom que gostou, Gabriela! Continue acompanhando as novas publicações e confira mais conteúdos como esse 😉

Deixe uma resposta