tempo de leitura: 3 minutos
Nem toda empresa é uma startup. Startups são grupos de pessoas à procura de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Segundo Yuri Gitahy, um especialista em startup, quando o negócio se torna escalável, deixa de ser uma startup e se transforma em uma empresa altamente lucrativa.
No Brasil, muitas startups estão conquistando sucesso mesmo em meio a crise econômica. Algumas delas, segundo uma matéria da Isto É Dinheiro, são altamente promissoras e podem chegar a valer mais de R$ 1 bilhão. São elas: 99, Nubank, Movile, PSafe, Netshoes e Hub Prepaid.
Em dezembro, o Exame.com publicou um artigo sobre as 13 startups brasileiras que mais fizeram a diferença em 2016. São elas:
- Contabilizei
- Cuco
- Me Passa Aí
- Exact Sales
- GuiaBolso
- In Loco Media
- Love Mondays
- Méliuz
- Movile
- Nubank
- Resultados Digitais
- Sympla
- VivaReal
O que essas startups têm em comum?
Todas as startups citadas podem inspirar e transmitir ensinamentos àqueles que desejam inaugurar seu modelo de negócio e montar a sua própria startup. Alguns pontos que valem destacar são:
1 – Criatividade
As startups que conquistam sucesso têm em comum a habilidade de compreender uma determinada necessidade, desenvolver e criar soluções úteis e práticas para a sociedade.
Sem criatividade, é impossível criar uma startup de sucesso, sendo que essa competência não depende de dom ou talento. Ela pode ser adquirida através de procedimentos sistemáticos capazes de estimular a habilidade de criar algo novo para resolver um problema.
2 – Inovação tecnológica
Outro elemento comum entre as startups de sucesso é a inovação tecnológica. Aqueles que alcançam esse tipo de inovação obtêm mais chances de sucesso, na medida em que a aquisição de tecnologia garante procedimentos mais eficazes e, consequentemente, mais vantajosos financeiramente.
3 – Investimento
Conseguir investidores é um fator determinante para o sucesso de uma startup. Os especialistas afirmam que o interesse de grandes corporações foi uma tendência fundamental para o crescimento de startups em 2016.
Seja por meio de acelerações, investimentos ou pela compra de projetos, os investidores, públicos ou privados, são essenciais para o sucesso de uma startup.
4 – Conexões
Criar conexões é uma ótima solução para lançar, divulgar e aumentar o alcance de qualquer negócio. Parcerias, redes de relacionamentos profissionais e participação em eventos estão presentes na história de startups bem-sucedidas.
São através dessas práticas que as startups se fazem conhecidas, populares e, assim, conseguem gerar mais negócios e conquistar seu espaço no mercado.
5 – Perseverança
O cenário de uma startup é instável e de extrema incerteza. Por isso, a perseverança é outro fator ligado ao sucesso de uma startup. No começo, os negócios podem não trazer os retornos desejados, não alcançar os objetivos e metas e podem não caminhar no rumo certo.
No entanto, é preciso analisar e ajustar as estratégias para então colher os frutos do sucesso.
Para isso, é essencial manter a calma, confiar no potencial do seu negócio e perseverar no desenvolvimento de sua startup.
Conclusão
Se você tem uma ideia, pense criativamente, inove, busque desenvolver tecnologias capazes de acelerar e otimizar os processos e crie um projeto que atraia o interesse de investidores. Em meio a tudo isso, mantenha bom ânimo, acredite no potencial de seu negócio, trabalhe muito e empenhe-se em conquistar o seu espaço no mercado. Futuramente, pode ser você a estar na lista de startups mais bem-sucedidas do Brasil.
Gostou? Então compartilhe! Deixe seu comentário e conte um pouco de sua história. 😉
2 Respostas
Gabriela Ferreira
Bacana! Gostei de conhecer os pontos em comum das startups!!
Dani Ferreira
Que bom que gostou, Gabriela! Continue acompanhando as novas publicações e confira mais conteúdos como esse 😉