Template Planejamento de Pauta: comece a criar pautas incríveis

tempo de leitura: 6 minutos

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Este conteúdo foi atualizado em 04/06/2019

Criar conteúdo de qualidade pode ser uma tarefa difícil e desafiadora. Desta forma, para facilitar o processo de criação de pautas de qualidade, você pode criar um modelo simples de planejamento de pauta e utilizá-lo como template para todas as produções futuras. Quer saber como criar seu próprio template de planejamento de pauta? Continue a leitura e aprenda facilmente.

O que considerar em seu planejamento de pauta

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Para criar um planejamento de pauta simples e completo, você precisa levar em consideração todos os campos que deverão estar presentes no texto pronto.

Na produção de conteúdo do Blog Dani Ferreira – Projetos Visuais, eu utilizo os seguintes campos:

  • Tema
  • Título
  • Título SEO
  • Meta Description
  • Palavra-chave em foco
  • Palavras-chave derivadas
  • Formato
  • Buyer Persona
  • Jornada do Consumidor
  • Descrição da pauta
  • Intertítulos
  • Links internos
  • Texto alternativos das imagens (ALT)
  • Chamada de ação (CTA — call-to-action)
  • Referências

Por que planejar?

Planejar é essencial para todo tipo de tarefa. Em ações de Marketing isso se torna ainda mais fundamental.

A pauta é um dos elementos mais importantes de um programa de Marketing de Conteúdo. Por isso, dedique o tempo necessário para planejar a estrutura padrão de sua produção de conteúdo.

Vantagens de criar um planejamento de pauta

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  1. Criar pautas padronizadas;
  2. Facilitar a produção de cada pauta;
  3. Otimizar a produção das pautas, na medida em que o planejamento funciona como um escopo para nortear uma melhor produção;
  4. Facilitar a terceirização de produção de conteúdo e a coordenação de Jobs remotos e/ou temporários realizados por redatores freelancers;
  5. Facilitar a revisão de pauta, na medida em que o planejamento descreve os parâmetros de qualidade para o texto produzido;
  6. Outras.

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Como planejar as pautas do seu blog

Primeiro, separe os tópicos importantes para sua estratégia de conteúdo. Por exemplo, se o seu blog é sobre o ramo de saúde, alguns tópicos interessantes seriam: saúde física, saúde mental, saúde emocional, saúde financeira e etc.

Agora, pegue um desses tópicos do seu blog e faça uma pesquisa de palavras-chave. Recapitulando, uma palavra-chave é um termo específico que usuário digita no Google para pesquisar conteúdos na internet. Assim, é fundamental fazer essa pesquisa para entender como as pessoas buscam pelo conteúdo relacionado ao seu blog.

Par fazer essa pesquisa, eu sugiro estas ferramentas gratuitas:

  • Keywordtool.io: ideal para encontrar variações de palavras-chave;
  • Ubersuggest: ferramenta comprada e remodelada pelo genial Neil Patel. É ótima para saber o volume de busca da palavra-chave e também palavras-chave relacionadas.

Palavras-chave long tail e head tail

Outro conceito importante na hora de escolher a palavra-chave principal da sua pauta é tipo dela. Isso se refere a dois grupos de termos chave: long tail e head tail.

A palavra-chave long tail se refere a um número reduzido de buscas. Por menor, entende-se abaixo de 1000 buscas mensais. Já a palavra-chave head tail se resume a altos volumes de busca mensais. Além disso, a  long tail geralmente é um termo mais específico, enquanto a head tail é mais genérica.

Por exemplo, se fossemos usar a palavra-chave marketing digital em uma pauta de blog, esta seria do tipo head tail. De acordo com o Ubersuggest, o número de buscas mensais dessa palavra-chave chega a 74mil. Agora, se você for na parte de sugestões dessa ferramenta, ela indica outras ideias de palavras-chave e também seu volume de buscas.

palavra-chave marketing digital

Assim, na mesma pesquisa no Ubersuggest, eu achei outra palavra-chave interessante para trabalhar no planejamento de pauta: marketing digital para pequenas empresas. Essa segunda é uma palavra-chave do tipo long tail, pois tem um número de buscas mensais de 480. Repare que o termo é também bem mais específico e na pauta seria trabalhado tópicos relacionados aos pequenos empreendedores.

Qual tipo de palavra-chave escolher para seu planejamento de pauta

Você até pode pensar que o ideal é sempre atacar a palavra-chave com maior volume de busca. Mas, isso não é verdade.

Quanto maior o volume de busca de uma palavra-chave, maior sua concorrência. Ou seja, mais difícil será de conquistar um bom posicionamento no Google. Então, o ideal é equilibrar o uso de palavras-chave long tail e head tail ao longo do seu calendário editorial.

Uma dica para blogs iniciantes é aproveitar ao máximo as palavras-chave long tail pertinentes ao seu nicho, a fim ganhar melhores posições no Google o mais rápido possível. Depois, conforme o seu domínio for ganhando autoridade, como eu expliquei no post: como criar a autoridade do meu site. ficará mais fácil conquistar bons resultados nas buscas de palavras-chave head tail.

O que fazer depois de definir a palavra-chave

Antes de começar a preencher o template de planejamento de pauta conforme as orientações do documento, analise os resultados concorrentes para sua palavra-chave. No caso do exemplo do blog de saúde que citei acima, digamos que você escolha trabalhar em sua pauta a palavra-chave long tail: saúde mental no ambiente de trabalho.

palavra-chave saude

Então, depois de definir a palavra:

  1. Abra outra aba do navegador, copie e cole o termo na busca do Google;
  2. Abra em outras abas os 10 primeiros resultados de busca para esta palavra-chave;
  3. Analise o tamanho do texto desses resultados, se há imagens no corpo do texto, gráficos, vídeos ou outros formatos de conteúdo;
  4. Analise os subtítulos usados e a estrutura geral dos posts;
  5. Anote as observações coletadas em um bloco de notas;
  6. Em seu planejamento de pauta, pense em como criar um conteúdo mais completo do que da concorrência. Em suma, crie um conteúdo um pouco maior, insira outros formatos de conteúdo, como imagens, gráficos, vídeos, etc e tente abordar os subtítulos de forma mais completa.

Com esses seis passos simples, você poderá criar pautas de blog de forma bem mais assertiva e atingir resultados mais positivos.

A principal vantagem de trabalhar com palavras-chave long tail é reduzir sua concorrência a fim de facilitar a chegada do seu conteúdo ao topo do Google. Se você conseguir pequenos volumes de buscas mensais, porém, em diversos posts diferentes, ao final do mês, a soma desses volumes poderá surpreender e gerar grande impacto em sua estratégia de marketing de conteúdo.

 

Está gostando das dicas e quer conhecer melhor o universo do marketing digital? Se sim, este treinamento imersivo pode ser interessante para você.

 

Template Planejamento de Pauta

Agora que você já sabe o que constitui um planejamento de pauta e o que se deve considerar no momento de criá-lo, veja agora um exemplo de template para você reutilizar em seu próprio documento.

1.Tema

Inserir aqui o tema.

2.Título

Inserir aqui o título. Escreva um título campeão, capaz de despertar o interesse do leitor e fazê-lo clicar para ler. Inclua a palavra-chave no título. Utilize uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e termos relevantes. Indico: Keyword Tool e Google Trends.

3.Título SEO

Inserir aqui o título SEO (title) com menos de 60 caracteres com espaço. Coloque a palavra-chave a esquerda e crie um título chamativo e objetivo.

4.Meta Description

Inserir aqui o texto referente à tag meta description. Crie o texto com ate 153 caracteres com espaço. Utilize este campo para introduzir brevemente o leitor sobre o tema da pauta.

5.Palavra-chave em foco

Inserir aqui a(s) principal(ais) palavra-chave(s).

6.Palavras-chave derivadas

Inserir aqui a lista de palavras-chave similares a palavra-chave em foco. Utilize uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave, como: Planejador de Palavras-chave do Google ou Moz Keyword Explorer.

7.Formato

Inserir aqui a extensão da pauta. Exemplo: blog post 500 palavras.

8.Buyer Persona

Indicar aqui o perfil de sua Buyer Persona.  Aprenda neste e-book gratuito o que é e como criar Buyer Personas.

9.Jornada do Consumidor

Indicar aqui o estágio de compra o qual esta pauta é direcionada: conhecimento, consideração, decisão. Aprenda o que é a Jornada do Consumidor e cada uma de suas etapas neste post.

10.Descrição da pauta

Inserir aqui a descrição geral da pauta.

11.Intertítulos

Inserir aqui os intertítulos que devem estar presentes na pauta. Insira palavras-chave em foco e variantes sempre que possível. Cuide primeiro da experiência do usuário. Use palavras-chave de forma natural. Insira uma estimativa de palavras para o desenvolvimento de cada intertítulo. Isso ajuda a manter o foco no formato da pauta.

12.Links internos

Indicar aqui os links internos que deverão aparecer no desenvolvimento do texto.

12.Imagens

Indicar aqui quantas imagens serão incluídas na pauta, formatos e a aparência ideal. Sugiro banco de imagens gratuitos, como: Pixabay e Pexels.

14.Texto alternativo de imagens

Inserir aqui os textos para o atributo ALT das imagens (texto alternativo que irá aparecer caso a imagem não seja carregada pelo navegador).

15.CTA (chamada de ação — call-to-action).

Indicar aqui qual o tipo de CTA que a pauta deverá possuir.

16.Referências

Inserir aqui os links das referências.

Conclusão:

Para manter as ações de Marketing de Conteúdo de sua empresa no rumo certo é preciso criar métodos e recursos eficientes. Os templates são ótimas ferramentas para auxiliar a organização e a gestão de seu programa de Marketing. Portanto, reutilize as dicas deste post e adapte para a realidade de seu negócio.


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8 Respostas

  1. Perfeito! Muito Obrigada!

  2. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Que bom que gostou, Clarice! Este template de planejamento de pauta otimizou muito o meu trabalho como redatora. Espero que ajude a sua produção de conteúdo também. Obrigada pelo comentário tão bacana. Abraço!

  3. Muito bom! o mais completo que encontrei 🙂

  4. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Que bom que o material foi útil para você, Lana! Obrigada pelo feedback 😉

  5. Muito bom material, vou usar para fazer a s pautas do me blog! valeu!

  6. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Que bom que gostou e está usando o template Adriana! Fico muito feliz em saber que ajudei de alguma forma. Sucesso no seu blog! 🙂

  7. Oi Dani, não estou conseguindo mais baixar. Saiu o acesso? Obrigada!

  8. Dani Ferreira
    Dani Ferreira

    Olá, Bia! Os materiais estão passando por uma revisão. Se quiser algum em especial, entre em contato pelo meu e-mail que talvez eu possa te ajudar e passar para você por e-mail. Mas agradeço o interesse e o comentário. Grande abraço!

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